Subprefeitura São Miguel Paulista
Subprefeitura São Miguel Paulista marca presença em ação do Projeto Recupera Pantanal

Na sexta-feira (17), a Prefeitura de São Paulo realizou uma vistoria técnica no bairro Terra Prometida, às margens do Rio Tietê, a fim de acabar com as enchentes e realocar moradores dessas áreas, que são consideradas de extremo risco. A ação de reconhecimento aconteceu por meio das secretarias municipais de Subprefeituras - SMSUB, Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB, Habitação - SEHAB, com apoio da Guarda Civil Ambiental.
A vistoria, que contou com a presença do secretário executivo das subprefeituras, Jesse James Latance, e do chefe de gabinete da Subprefeitura São Miguel Paulista, Antônio de Oliveira, faz parte da primeira fase do Projeto Recupera Pantanal, que já realizou a remoção de imóveis localizados nas várzeas e permitirá a construção de um gabião (muro de arrimo feito com estrutura armada drenante) em um trecho do rio, visando a proteção e recuperação ambiental da área.
Inicialmente, a SEHAB realizou o processo de “selagem” em campo, ou seja, identificou cada casa com um código para organizar as informações dos imóveis e das famílias. Esse processo permitiu planejar a saída dos moradores, seja por meio de indenização ou inclusão em programas habitacionais.
“A realocação dessas famílias é um processo necessário para a continuidade do Projeto Recupera Pantanal. Uma das principais etapas é a construção do gabião no local onde as casas foram construídas irregularmente, pois é classificada como Área de Risco Muito Alto (R4) pela Defesa Civil. Como é área de várzea, acontecem diversos alagamentos nessa região, e é questão de tempo para que casos como esse voltem a acontecer, por isso, retirar gradativamente essas famílias e construir o gabião é de extrema necessidade”, destacou o chefe de gabinete Antônio Oliveira.
Além de proteger os cidadãos do Jardim Pantanal das enchentes e construir um muro para segurar e drenar a água, um dos principais objetivos da iniciativa da Prefeitura de São Paulo é limpar e recuperar a região. Será feito o desassoreamento do Rio Tietê, que é a remoção de sedimentos (areia, lodo, troncos e resíduos sólidos acumulados no fundo do rio). Posteriormente, será feita a criação de mais áreas verdes, sem poluição, no local onde estavam as moradias lindeiras ao rio.
O Projeto Recupera Pantanal está na primeira fase, que tem o final previsto para outubro 2026, a segunda fase está prevista para começar em novembro, ainda desse ano e concluir em junho de 2028 e por final, a terceira fase está prevista para julho de 2028 e se estenderá até dezembro de 2029. O que acontecerá nessas três fases foi dito nos últimos parágrafos, e a expectativa é de que, antes do começo de 2030, todas as famílias que corriam perigo passem a viver tranquilamente e que essa área seja totalmente recuperada.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk