Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento
Semana Municipal da Alimentação alcança destaque com 670 pessoas

Entre os dias 13 e 17 de outubro, a cidade de São Paulo recebeu a sexta edição da Semana Municipal de Alimentação (SMA), iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA) em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN). Com uma programação gratuita e diversa, o evento ofereceu aos munícipes a oportunidade de compreender melhor sobre segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal.
"A Semana Municipal da Alimentação é um espaço essencial de mobilização e diálogo entre diferentes setores. Presente no calendário oficial desde 2020, a iniciativa fortalece as políticas públicas, aproxima o poder público, a sociedade civil e a universidade, além de fomentar reflexões sobre sistemas alimentares e a alimentação como eixo de saúde, cultura e sustentabilidade. A edição de 2025 reafirmou essa relevância, com ampla participação do público nas atividades. Foram momentos valiosos, com debates, reflexões e a construção coletiva de uma cidade mais saudável e sustentável", afirma a nutricionista de SESANA, Pâmela di Christine.
Este ano, o evento se destacou com número de participantes engajados nas ações. A SMA, que foi pensada para celebrar o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro –, contou com cerca de 670 pessoas vivenciando a programação do evento, sendo um recorde de participações comparado à outras edições.
A estudante de nutrição Vana participou da visita a Horta da Cidade, uma das ações da programação, e apontou ser enriquecedor pois “não se imagina que encontramos aqui [centro de São Paulo] frutas e verduras no meio do concreto da cidade”. “Essa ação foi muito importante para que as pessoas descobrissem coisas que não sabiam sobre os sistemas alimentares da cidade” comenta Nadine, nutricionista e pesquisadora de nutrição.
A SMA anualmente convida o público a refletir sobre o tema, além de proporcionar experiências únicas a quem participa. Nesta edição, as atividades, como o circuito do alimento, levaram os munícipes a conhecer de perto como funcionam as políticas alimentares de São Paulo, cidade que possui o maior programa de segurança alimentar do mundo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
