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Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015 | Horário: 08:41
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Fiscalização com radares móveis nas Marginais tem início nesta quinta-feira (10)

Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) iniciaram nesta quinta-feira (10) a operação de fiscalização por radares móveis de motocicletas nas Marginais Tietê e Pinheiros. O objetivo da medida é verificar o cumprimento dos limites de velocidade, para reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas nas vias. Nas duas marginais, serão utilizados dez equipamentos medidores de velocidade, conhecidos como “radares pistola”. Nas seis semanas após a redução das velocidades máximas nas Marginais, mais de 80% dos acidentes registrados envolvem motos.



A fiscalização será realizada todos os dias, das 7h às 19h. Os radares serão utilizados de maneira alternada em 38 pontos, de acordo com logística elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sendo cinco radares em operação diariamente em cada uma das Marginais. Nos locais com fiscalização programada, a CET também reforçou a sinalização dos limites de velocidade.



“Nos levantamentos realizados pela CET nas seis semanas após a redução das velocidades máximas permitidas nas marginais, verificamos que o índice é bastante alto de acidentes envolvendo motociclistas. São 82% do total de acidentes com vítimas. Daí a importância de um equipamento que priorize a fiscalização das motos, para a proteção de vidas”, explicou Valtair Valadão, diretor de operações da CET. Segundo Valadão, a velocidade alta aumenta a quantidade e intensifica a gravidade dos acidentes.



Os radares móveis terão como foco a fiscalização das motos. O reforço é necessário porque os radares fixos têm dificuldades técnicas para registrar infrações cometidas pelos motociclistas, porque muitos circulam entre as faixas de rolamento, mesmo tal prática sendo proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito. Dos 62 radares fixos em funcionamento nas duas Marginais, 25 não fiscalizam motos.



Dois guardas trabalharão em cada um dos pontos de fiscalização ativos. Diariamente, 40 guardas participarão da operação, em uma escala de seis horas. “Os nossos homens estão uniformizados e sempre estarão em dupla com uma viatura, então sempre haverá um guarda com atenção na segurança daquele que está operando o aparelho. O guarda já tem o preparo necessário para atuar em uma situação de agressão ou violência”, afirmou a inspetora Sandra Perticarrari, supertintendente de planejamento da GCM. Desde o final de agosto, agentes da GCM estão em treinamento para operar manualmente os medidores portáteis. Já estão formados 210 guardas, todos com autorização para atuar como agente de trânsito.



Os equipamentos somente funcionam nos locais pré-determinados, por meio do acionamento do agente. Os radares têm alcance de 50 a 70 metros e registram imagens apenas de veículos acima do limite de velocidade determinado. As informações registradas são processadas posteriormente pela CET, que valida os dados para a emissão das autuações.



Velocidade


As velocidades máximas permitidas nas Marginais Pinheiros e Tietê foram reduzidas em 20 de julho. A diminuição foi de 90 km/h para 70 km/nas pistas expressas (60 km/h para veículos pesados) e de 70 km/h para 50 km/h nas pistas locais. Na pista central da Tietê, a diminuição foi de 70 km/h para 60 km/h. Após seis semanas de implantação, foi verificado que a medida levou à redução de 27% no número de acidentes com vítimas nas duas vias. As motocicletas, no entanto, participaram de 95 das 116 ocorrências registradas no período.



Somente em 2014, aconteceram 504 acidentes com vítima na Marginal Tietê, com 645 pessoas feridas e 40 mortes. Desses acidentes, 379 envolveram motocicletas. Já na Marginal Pinheiros, 544 dos 580 acidentes com vítimas tiveram a participação de motos. As 580 ocorrências deixaram 754 feridos e 33 mortos.


Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata / Secom


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