Notícia na íntegra

Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2016 | Horário: 15:21
Compartilhe:

Prefeitura apresenta Fab Lab Livre SP na Campus Party Brasil 2016

O programa Fab Lab Livre SP, que instalará laboratórios abertos de tecnologia na periferia, foi um dos destaques do Fórum Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas, aberto nesta sexta-feira (29). O evento integra a Campus Party Brasil 2016, maior evento de tecnologia da América Latina. O prefeito Fernando Haddad apresentou nesta manhã o programa e respondeu perguntas dos campuseiros.

“Eu acredito que hoje São Paulo figura entre as cidades com maior conectividade pública do mundo. São basicamente três projetos que ajudam São Paulo a se posicionar desta forma: o primeiro é o Vai Tec, um edital anual para fomentar núcleos de desenvolvimento de TI, o segundo programa são as praças wifi, que já são 120, e o terceiro é o programa da maior rede municipal de produção digital do mundo, que são os Fab Labs”, afirmou o prefeito Haddad.

A primeira unidade da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP), funciona no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes desde dezembro de 2015. O projeto tem o objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública acesso a máquinas de produção digital para desenvolver protótipos de novos produtos. Até março de 2016, serão 12 laboratórios desses em operação na Capital.

Os laboratórios têm como objetivo estimular o empreendedorismo nas regiões periféricas, atendendo 1.500 pessoas por mês. “Queremos gerar novos negócios sobretudo na periferia, onde nem sempre o talento encontra oportunidades. O papel da Prefeitura é não desperdiçar estes talentos”, disse Haddad. Nos Fab Labs, os estudantes têm cursos de técnicas de fabricação digital e aprendem processos de produção para que possam, de forma colaborativa, criar protótipos de baixo custo para manufatura em larga escala.

“Estes laboratórios são talvez uma das melhores coisas feitas na história da cidade. Porque levam a tecnologia para as crianças da periferia de maneira lúdica, seja com um drone, com uma impressora 3D ou uma aula de robótica. Isso tira os jovens da rua, até do narcotráfico. É uma grande iniciativa”, avalia Francesco Farruggia, Presidente do Instituto Campus Party.

Os Fab Labs são espaços de produção colaborativa e aprendizado interdisciplinar. No local, os jovens terão acesso a impressoras 3D, cortadora laser, software de modelagem e animação para programação em computadores, fresadoras e equipamentos de eletrônica, entre outros recursos utilizados na cultura maker (ou “faça você mesmo”). Atualmente há mais três laboratórios em funcionamento na Galeria Olido, no Centro Cultural da Penha e na Casa da Memória de Itaquera.

Prefeitura na Campus Party

A Campus Party Brasil, em sua nona edição, acontece até este sábado (30) no Anhembi, na zona norte. São oferecidas palestras, workshops e áreas para apresentação de startups, além de atividades de entretenimento digital. O tema desta edição tem o conceito “Feel The Future” (“Sinta o Futuro”) e acompanha as mudanças tecnológicas em curso no mundo todo, que afetarão a sociedade e diversas áreas como cidades, economia, educação e mercado de trabalho nas próximas décadas.

Antes de participar da abertura do fórum, Haddad visitou o estande da Prefeitura no evento. A estrutura tem 80 metros quadrados e oferece uma série de palestras e workshops, com destaque para a oficina Fab Livre SP. Veja a programação completa na página da Secretaria Municipal de Serviços.

Na tarde esta sexta-feira, às 15h30,  o tema no estande da Prefeitura será a internet wireless. A palestra “Como as redes wireless estão mudando a vida das cidades? Qual o futuro da conectividade aberta?” discutirá sobre a mudança de comportamento das pessoas conforme a internet avança e fará uma comparação entre as redes wireless públicas nas principais cidades do mundo. Este encontro contará com a participação de João Cassino, Coordenador de Conectividade e Inclusão Digital do Município de São Paulo, Carlos Kaminski, Coordenador do Núcleo de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade da UFABC, e Sérgio Amadeu da Silveira, pesquisador de Redes Digitais e Coordenador da Pesquisa sobre a Conectividade em São Paulo.

Vai Tec

Desenvolvedores de toda a cidade têm a oportunidade de receber incentivos de até R$ 25 mil para a criação de projetos de inovação tecnológica que respondam a problemas e desafios relacionados ao dia a dia da população da capital. Os editais do Programa Vai Tec, que integra a política Tech Sampa de apoio à inovação, têm como objetivo o estímulo de novas ideias para produtos, processos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias. Entre as áreas para as quais se buscam novas soluções estão economia solidária e colaborativa, água e energia, educação, gestão pública, segurança alimentar e nutricional, apoio ao microempreendedorismo, saúde, meio ambiente urbano e reciclagem de resíduos, cultura, desenvolvimento local sustentável, assistência social, direitos humanos, trabalho, mobilidade urbana, tecnologia assistida, comunicação social e cidadania.

O incentivo é destinado a projetos de pessoas físicas com 14 anos ou mais e pessoas jurídicas, como microempresas, microempreendedores individuais e cooperativas. As pessoas devem morar em São Paulo há pelo menos dois anos, e as empresas devem ser sediadas por este mesmo período na capital. Esta é a primeira etapa da estratégia elaborada pela Prefeitura para o desenvolvimento de startups na cidade, empresas originadas a partir de uma ideia inovadora e que buscam um modelo de negócio rentável.

Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata/Secom

Foto 1 Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 Foto 7 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn