Notícia na íntegra

Sexta-feira, 29 de Abril de 2022 | Horário: 14:18
Compartilhe:

Prefeitura inicia distribuição de 7 milhões de livros para alunos da rede municipal de educação

Do total de livros, 5 milhões serão destinados ao programa Salas e Espaços de Leitura e os outros 2 milhões serão distribuídos aos estudantes que poderão levar dois para casa, por ano
1150358-Entrega dos Livros do Programa Minha Biblioteca”

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, iniciaram nesta sexta-feira (29) a distribuição de 7 milhões de livros literários para as escolas da rede municipal de ensino. Os títulos foram adquiridos para os programas Minha Biblioteca e Acervos para Salas e Espaços de Leitura que beneficiam 1 milhão de estudantes de todas as etapas do ensino. 

“Sabemos da importância da leitura que se transforma em conhecimento. Precisamos semear o sonho das crianças e dos jovens para colher a concretização dele. O otimismo precisa ser regado e incentivado. Por isso, a cada dia melhoramos o sistema de educação na cidade. Não temos uma criança sem vaga de creche. Zeramos a fila, porque sabemos que aquelas crianças que passaram pela creche têm melhores condições de aprendizagem e estamos investindo mais de R$ 1 bilhão e 22 novas escolas e 736 intervenções educação. Vamos fazer uma educação cada dia melhor garantir o futuro das crianças”, disse Ricardo Nunes.

Sobre o início das entregas de livros em todas as unidades educacionais de da capital, o prefeito destacou ainda que sua gestão tem o compromisso de incentivar a leitura, inclusive para quem tem dificuldades para ler como os cegos.

No evento realizado no CEU Capão Redondo, que marcou o começo da distribuição, quatro crianças representaram o universo de estudantes de toda rede de educação. Milena de Jesus recebeu os livros “Um dia de chuva” e “O livro gato” das mãos do prefeito Ricardo Nunes. Para Brian Silva Almeida foi entregue os livros “O presente do saci” e “Você toca?”. Helena Guedes recebeu o “Diário de uma jabuticaba” e “O magnífico Mágico de Oz” e Simone Gouveia ganhou “Redondeza” e “Meu crespo é de rainha”.

Segundo Padula, “nada melhor do que comemorar o Dia da Educação com entrega de livros. Todos, desde bebês até os adultos serão contemplados. Dos 7 milhões, uma parte ficará nas escolas e outra irá para as residências dos estudantes como estímulo à leitura e processo de recuperação de aprendizagem. A leitura é emancipadora”, disse o secretário.


Distribuição
Dos 7 milhões de títulos adquiridos pela Secretária Municipal de Educação (SME), o número recorde de 5 milhões será destinado ao programa Salas e Espaços de Leitura que completa 50 anos agora em 2022. Essa quantidade é três vezes maior do que a adquirida no ano anterior. Os títulos vão compor e renovar os acervos das escolas.  

Os outros 2 milhões serão distribuídos por meio do programa Minha Biblioteca, que prevê que cada estudante, de todos os anos, leve para casa dois livros para compor sua biblioteca pessoal. Neste ano, pela primeira vez, o Ensino Médio e EJA serão contemplados.   

As obras foram escolhidas por uma comissão formada por 136 pessoas, entre professores, gestores e sociedade civil, que fizeram a seleção a partir de um montante de 4.500 títulos. Entre os critérios estabelecidos em edital, há a possibilidade de ampliação cultural do estudante e a prevalência da intenção literária sobre a pedagógica.  

Entre os títulos adquiridos, estão 741.333 exemplares de 178 livros diferentes que tratam temáticas étnico-raciais dirigidas a diferentes faixas etárias. Para crianças há, por exemplo, obras como “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks, “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, de Emicida, e “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França. Destinados aos alunos do ensino fundamental e médio, há obras como “Torto Arado”, romance premiado de Itamar Vieira Junior, “Miss Davis”, que conta a história da ativista Angela Davis, entre outros.

 "São livros que retratam a nossa realidade, o nosso empoderamento, que vão ajudar os nossos filhos a lutar com o preconceito. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa", disse Maitê Laranjeira Alves, mãe da aluna Sophia.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn