Notícia na íntegra
UBSs e AMAs/UBSs seguem aplicando a vacina bivalente contra Covid-19 na tarde deste sábado (06)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou neste sábado (06), Dia D de multivacinação para públicos de todas as idades, a imunização com a Pfizer bivalente para toda a população acima de 18 anos de idade. Estão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMSs)/UBSs Integradas seguem abertas até às 19h.
O prefeito Ricardo Nunes acompanhou o início da vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vera Cruz, em Perdizes, e ressaltou que mesmo com o fim do estado de emergência pela Covid, a capital seguirá intensificando as ações para imunização da população e a cada dois meses as 470 UBSs também abrirão aos sábados. "É importante que a gente possa se vacinar. Estamos só com 51,8% das pessoas acima de 60 anos vacinadas com a bivalente e é importante que as pessoas procurem uma das nossas 470 UBSs e se vacinem”, disse. “A cidade de São Paulo tem apresentado números bastante positivos se comparada a média nacional com relação a vacinação, mas a gente identificou o quanto é importante a questão da vacina para que a gente possa salvar vidas”, completou Nunes.
A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Desde o dia 27 de fevereiro até o momento, a capital aplicou 1.344.167 doses da vacina bivalente.
A vacinação contra Covid-19 com outros imunizantes continua em todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. A primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.
Saiba mais sobre a vacinação na página Vacina Sampa.
Dia D de multivacinação
O Dia D de multivacinação disponibiliza ainda imunização contra a gripe nos grupos prioritários, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), com a atualização de carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com imunizantes disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Além disso, as UBSs da capital entregam aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deverá ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre a importância da imunização.
“Em mais uma iniciativa do prefeito Ricardo Nunes, estamos abrindo as unidades no sábado para aumentar a taxa de vacinação na cidade. A gente já avançou bastante no sarampo e na poliomielite, que são doenças que a gente deve erradicar na cidade e impedir que elas retornem”, apontou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Leia também:
Prefeitura promove a ação Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes neste sábado (6)
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

