Notícia na íntegra
Alunos de escola municipal da Zona Oeste criam projeto de educação inclusivo
Um novo projeto digital, que proporciona inclusão e autonomia para alunos com e sem deficiência, foi a tarefa de fim de ano realizada pelos alunos do 9º ano da EMEF Profº Josué de Castro, localizada na região de Pirituba/Jaraguá, na Zona Oeste da capital. Em parceria com o professor Pedro Pereira, do Laboratório de Educação Digital (LED) da Prefeitura, os estudantes desenvolveram atividades que integram o uso de tecnologias acessíveis à criação de ferramentas de apoio.
Os alunos criaram três jogos utilizando a plataforma Pictoblox - ferramenta que permite o desenvolvimento de programação em blocos, com a qual é possível conectar e programar microcontroladores - voltada para iniciantes, durante as aulas realizadas no Laboratório de Educação Digital (LED). As atividades foram projetadas para reconhecer movimentos faciais por meio da webcam, oferecendo uma forma alternativa de interação para aqueles que não podem utilizar as mãos. Com essa tecnologia, o movimento do rosto é capturado e transformado em comandos, permitindo que os estudantes controlem a ação de maneira intuitiva.
Além disso, foi desenvolvida uma adaptação com um pedal conectado à placa Micro:bit - usada para ensinar conceitos básicos de computação e programação -, que possibilitou a uma estudante do 6º ano, com limitações nos movimentos dos membros superiores, participar dos jogos e interagir com os colegas.
O projeto não apenas estimulou a colaboração entre estudantes, mas também proporcionou uma experiência prática de como a tecnologia assistiva pode melhorar a vida escolar. Além disso, contribuiu para a criação de um ambiente mais acolhedor e reforçou a importância da educação inclusiva, que reconhece e integra as diferentes necessidades de cada estudante.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk