Notícia na íntegra
Seis novas feiras de doação de livros percorrem as bibliotecas da Prefeitura na capital
A Prefeitura de São Paulo leva mais seis feiras de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” ao redor das bibliotecas públicas municipais das zonas norte, leste e oeste. A primeira começa nesta quarta-feira (13) e finaliza apenas na última sexta-feira de agosto (29). A programação é gratuita e livre para todos, podendo cada munícipe pegar até dois livros, sem necessidade de inscrição prévia ou cadastro nas bibliotecas.
Iniciando os preparativos, a biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera) dá início às feiras nesta quarta (13), das 11h às 16h; enquanto na Affonso Taunay (Mooca), o “Pegue, Leve e Leia” é especial ao aniversário do bairro da Mooca, ficando aberto por três dias: na sexta (15), no sábado (16) e no domingo (17), das 8h às 16h.
Na próxima semana é a vez do Ponto de Leitura Chácara, na zona oeste, dentro do Polo Cultural Chácara do Jockey, receber a feira a partir da próxima quarta (20), das 16h às 17h. Já a biblioteca Nuto Sant’Anna, na zona norte, recebe a programação na área externa da cafeteria, a dois minutos de carro da biblioteca, no sábado (23), das 10h30 às 13h30.
Por fim, o “Pegue, Leve e Leia” de agosto chega em dois locais simultaneamente, no dia 29 de agosto: nas bibliotecas Paulo Sérgio Duarte Milliet (Vila Regente Feijó), das 10h às 16h, e Pedro Nava (Mandaqui), das 11h30 às 16h. Porém, na Pedro Nava, mais uma na zona norte de São Paulo, o público pode pegar até três livros, e, repetindo a dose da mesma dinâmica da edição passada, quem estiver na atividade pode garantir o quarto livro se declamar algum poema ao vivo na área de microfone aberto da biblioteca.
O programa “Pegue, Leve e Leia” existe desde 2015 e visa difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuado das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar os exemplares, levar para casa e ler, sem precisar devolver a obra. Os livros doados são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Todos os livros são conservados em bom estado e diversos gêneros são disponibilizados, como quadrinhos, revistas e materiais audiovisuais.
A última edição do “Pegue, Leve e Leia”, realizado na Biblioteca Milton Santos (Vila Aricanduva), na última quinta-feira (7), levou 95 pessoas, que conseguiram levar para a casa mais de 190 livros. Com 200 livros selecionados para a dinâmica, a feira durou das 11h às 15h.
“Sempre digo, quando eu tenho a oportunidade, de que os nossos equipamentos culturais devem estar onde o povo está, e não apenas o movimento contrário. A literatura, em qualquer etapa da vida, é crucial para a formação cultural, social, educacional e principalmente porque nos permite a levar a lugares que jamais imaginamos”, comemora o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
As feiras estão sujeitas a alteração de horário e local. Caso termine a quantidade de livros para distribuição, as bibliotecas podem encerrar as atividades antes do horário previsto, por isso é recomendado chegar cedo ao local. A programação completa e mais detalhes do “Pegue, Leve e Leia” estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk