Notícia na íntegra
Capital entra em estado de atenção para alagamentos
A combinação do calor com a umidade (entrada da brisa marítima) favoreceu a formação de pancadas de chuva com até forte intensidade na cidade de São Paulo, que entrou em estado de atenção para alagamentos conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
De acordo com imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, chove moderado na região do Campo Limpo e M'boi Mirim, na Zona Sul e chove forte entre os bairros de Pinheiros, na Zona Oeste, região da Sé, Centro e na Vila Mariana, Zona Sul.
Estado de atenção para alagamentos:
Zona Norte às 16h56
Zona Leste às 16h56
Zona Sul às 16h56
Zona Oeste às 16h56
Zona Sudeste às 16h56
Centro às 16h56
Marginal Tietê às 16h56
Marginal Pinheiros às 16h56
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24 horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
Tendência
As simulações atmosféricas mais recentes indicam uma mudança significativa nas condições do tempo nos próximos dias, em especial na Capital paulista. A chegada de uma frente fria ao estado, associada ao canal de umidade da região centro-norte do país, vai provocar volumes expressivos de precipitação nos próximos dias, em especial na quinta-feira (26) e sexta-feira (27) em decorrência da permanência do sistema sobre o estado paulista. Nessas condições de chuva forte, alerta-se para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, quedas de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento, bem como desabamentos e deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.
A quinta-feira (26) deve apresentar uma madrugada com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva que ganham força ao longo do dia. Essa condição aumenta substancialmente o volume de chuva esperado, já que a chuva será duradoura e deverá registrar elevados volumes de precipitação, tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo. O tempo instável e chuvoso não permite que as temperaturas subam muito. Mínima de 20°C e a máxima por volta dos 24°C. A umidade do ar estará elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.
O tempo chuvoso se estende para a sexta-feira (27), que em virtude do solo encharcado e da persistência das precipitações, aumenta o potencial para possíveis transtornos durante as precipitações. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima não deverá passar dos 25°C, com as taxas mínimas de umidade ao redor dos 75%.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk