Notícia na íntegra

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025 | Horário: 12:24
Compartilhe:

Capital paulista criou mais empregos com carteira assinada em setembro do que qualquer estado do País, exceto São Paulo

Foram abertos 17 mil postos de trabalho, número superior ao registrado em 25 estados e no Distrito Federal, segundo dados do Novo Caged

Capital do emprego, a cidade de São Paulo criou 16.997 postos de trabalho com carteira assinada em setembro — número superior ao registrado em 25 estados e no Distrito Federal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O resultado supera o desempenho de grandes unidades da federação, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina.

O levantamento aponta que o saldo positivo da capital paulista só ficou atrás do estado de São Paulo, refletindo a política intensiva de geração de emprego e renda adotada pela Prefeitura, que vem implementando incentivos e inovações ano a ano para tornar a capital cada vez mais competitiva e atrativa a investimentos privados.

Em setembro, a cidade apresentou desempenho positivo na geração de empregos em setores como Saúde, Esporte e Qualidade de Vida, com 15.105 trabalhadores contratados no mês.

Além disso, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em agosto, o rendimento médio do trabalhador da capital é de R$ 5.323 — valor 31,3% superior à média do Estado de São Paulo e 57,9% acima da média nacional.

Prefeitura impulsiona empregabilidade
As empresas encontram no Cate o suporte necessário e gratuito para realizar processos seletivos de todos os portes. A rede conta com unidades fixas e móveis, e realiza a divulgação de vagas, intermediação e seleção de mão de obra para diversas empresas parceiras. Para melhor atender à demanda do mercado de trabalho, a administração municipal também oferece capacitação por meio de cursos gratuitos em diferentes áreas, disponíveis no Portal Cate.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, a rede Cate tem oferecido apoio ao trabalhador que busca a recolocação profissional, assim como para as empresas que necessitam recompor suas equipes “Principalmente nessa reta final de ano, em que diversos setores ainda contratam, como logística e comércio”, disse. Ele explicou ainda que a Prefeitura está investindo cada vez mais em programas que melhorem a qualificação profissional da população a fim de que possam acessar as oportunidades que mais crescem no mercado, como o setor de games. “A cidade agora conta com um hub de fomento ao setor, com cursos e suporte para quem empreende na área”, destaca.

O Cate, além das 3 mil vagas diárias, em média, em sua rede de 46 postos, promoverá ainda em novembro mutirões de emprego pelo Dia da Consciência Negra e pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Clique aqui e saiba mais sobre as diversas ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Além disso, programas de desburocratização, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo têm fortalecido o ambiente de negócios e ampliado as oportunidades de trabalho. 

Simplificação e desburocratização
Empreenda Fácil: permite abrir uma empresa de baixo risco em apenas 24 horas, integrado ao sistema Via Empresa Rápida (VRE) da Jucesp.

Sistema de Diversões Públicas (Decreto nº 62.601/2023): desburocratiza emissão de ingressos para shows e eventos, substituindo processos administrativos por declaração eletrônica instantânea.

Redução de ISS: Leis nº 17.719/21 e nº 17.875/22 reduziram a alíquota de 5% para 2% para atividades digitais e tecnológicas, como serviços de streaming, transporte por plataformas, administração de imóveis, audiovisual, monitoramento e rastreamento remoto, franquias e comunicação visual.

Extinção da Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA): simplifica obrigações tributárias para empreendedores que utilizam anúncios em vias públicas.

Capacitação profissional
Qualifica SP e CATe: cursos gratuitos, capacitação técnica e intermediação de mão de obra para jovens, adultos e pessoas em busca de recolocação.

Fábrica de Negócios e Academia de Finanças (ADE SAMPA): consultorias individuais e cursos sobre abertura e gestão de negócios, finanças pessoais e empresariais.

TEIA, Sampa Cast e Hub Green Sampa: hubs de capacitação com coworkings, internet, salas de reunião, estações de trabalho e oficinas práticas em inovação, economia criativa e sustentabilidade. Foco em inovação e economia sustentável, fortalecendo setores como audiovisual, tecnologia e economia verde.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn