Notícia na íntegra
Capital tem final de manhã com céu claro, sensação de calor, sem chuvas e com temperaturas em elevação
Manhã de quarta-feira (19) termina com céu claro, sensação de calor, sem chuvas e com temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 30°C em média. A máxima pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 60% e pode marcar até 35% nas próximas horas. A capital paulista permanece em estado de alerta para altas temperaturas desde às 09h40 do dia 17/02/2025.
Nessas situações de calor intenso, a recomendação do CGE é beber água à vontade, não esperar sentir sede para se hidratar, evitar a exposição ao sol forte e evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas de maior aquecimento entre 10h e 17hs. Além disso, é imprescindível, o uso bonés, chapéus, protetor solar, óculos escuros, e umidificadores nos ambientes internos como toalhas molhadas e baldes com água.
Para amenizar os efeitos da onda de calor intenso que atinge a cidade desde a segunda-feira (10) e previsto para permanecer nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo ativou as 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), montadas em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. As tendas são montadas sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC e oferecem água, chás, sucos gelados e frutas. Também há atendimento de animais de estimação. Veja mais aqui.
Nas próximas horas o sol brilha forte e o calor aumenta. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de temperaturas elevadas e a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte e acompanhadas de descargas elétricas. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.
Ainda de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o acumulado pluviométrico de fevereiro até às 07h de hoje é de 184,9mm, o que corresponde a 84,9% a média do mês que é de 217,8mm.
Ontem 18/02, a cidade registrou a maior temperatura máxima absoluta, 36,9°C, em Perus, na zona norte. O recorde de temperatura máxima média na cidade mais alta do ano continua sendo a do dia 17/02 com 34,2°C. Ainda ontem, o forte temporal da noite castigou principalmente a zona norte. Foi a região que registrou o maior volume pluviométrico, 32,2mm em média, entre 19h e 00h. Destaque para as subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Perus e Freguesia do Ó com acumulados de 50,5mm, 38,3mm e 38,1mm, respectivamente.
Tendência para os próximos dias:
O predomínio de sol e calor continua, mas as pancadas de chuva típicas do verão também. Esse cenário deve se repetir até o fim de semana.
Amanhã, quinta-feira (20), será mais um dia com sol forte e temperaturas elevadas. Entre o meio da tarde e o início da noite, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e potencial para formação de alagamentos. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Na sexta-feira (21), as condições se repetem. Manhã com sol e rápida expansão da temperatura. A partir do meio da tarde, a combinação de calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas e potencial para formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 30°C.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk