Notícia na íntegra
Capital tem início de manhã com poucas nuvens e temperaturas em elevação
A capital amanhece com termômetros marcando 22,4°C de temperatura média e umidade relativa do ar em torno de 87%.
Hoje será mais um dia marcado pelo predomínio de sol e calor. A máxima deve atingir os 32°C, com percentuais de umidade que podem se aproximar dos 35% nas horas mais quentes.
A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 06/01/2025, a partir das 8h. Nestas situações, é recomendado suspender exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, beber muita água, usar protetor solar e, se possível, manter-se abrigado do sol. Atenção especial para crianças e idosos, que desidratam mais rapidamente.
Para amenizar os efeitos da onda de calor intenso que atinge a cidade desde a segunda-feira (10) e previsto para permanecer nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo ativou as 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), montadas em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. As tendas são montadas sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC e oferecem água, chás, sucos gelados e frutas. Também há atendimento de animais de estimação. Veja mais aqui.
O tempo muda entre o meio e o fim da tarde, quando a combinação de calor com a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade, que provocam chuva em forma de pancadas isoladas, com até forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Há potencial para formação de alagamentos.
De acordo com os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo a maior média da temperatura máxima do ano permanece a registrada em 22/01/2025, com 33,6°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, que é aquele valor registrado em um único local, foi registrada na estação meteorológica de Perus, na Zona Norte, com 35,9°C, também em 22/01/2025.
Os dados do CGE também mostram que fevereiro acumulou, até o momento, 132,5 mm de chuva, o que corresponde a 60,8% dos 217,8 mm esperados para o mês.
Tendência para os próximos dias:
A massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas nos próximos dias. As pancadas de chuva, típicas de verão, ocorrem no período das tardes, com até forte intensidade e potencial para alagamentos. A capital paulista permanece em estado de atenção para as altas temperaturas desde 06/02/2025.
Na sexta-feira (14), haverá sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite. Há potencial para chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. As precipitações tendem a ser mais generalizadas, o que eleva o risco de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk