Notícia na íntegra
Central de Intermediação em Libras (CIL) da Prefeitura alcança cerca de 90 mil chamadas
A Prefeitura de São Paulo anuncia que está próxima de alcançar a marca de 90 mil chamadas da Central de Intermediação em Libras (CIL), resultando em 6.959 horas de atendimento. Do total, a maior parte ocorreu pelo aplicativo, responsável por 67.826 chamadas e mais de 5.950 horas de atendimento. Já por meio do Posto de Atendimento Presencial (PAP-CIL), foram realizadas 21.811 chamadas, que corresponderam a quase 970 horas de atendimento.
A CIL funciona por meio de uma videochamada em tempo real, em que o munícipe entra em contato com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que faz a tradução simultânea durante o atendimento a um serviço público, tudo de maneira acessível e eficiente. Ela pode ser acessada tanto via PAP-CIL quanto no aplicativo CIL-SMPED.
O assessor técnico que gerencia a Central de Intermediação em Libras (CIL), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marciel Alves, comenta que “antes de existir a Libras como a conhecemos hoje, a comunidade surda sofria com as barreiras de comunicação principalmente nos espaços públicos e com a família. A tecnologia tem desempenhado um papel crucial no avanço da comunicação em Língua Brasileira de Sinais, tornando-a mais acessível e inclusiva para a comunidade surda na cidade de São Paulo. Hoje a pessoa surda consegue acessar qualquer serviço público com um clique”.
O aplicativo já ultrapassou a marca de 40 mil downloads, demonstrando o alcance e a importância da ferramenta na promoção da acessibilidade para a comunidade surda e com deficiência auditiva na capital paulista. Ele é totalmente gratuito, não consome os dados móveis do aparelho e está disponível para os sistemas iOS e Android.
Pelo aplicativo, além de serviços municipais como bibliotecas, UBS e Terminais de Ônibus, o munícipe pode visualizar ícones exclusivos dos serviços de emergência (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS).
Além de atender uma demanda da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiverem que atender um munícipe que se comunique apenas em Libras.
A CIL funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana a depender do horário de funcionamento do equipamento público. Já os locais que contam com o PAP-CIL, podem ser visualizados no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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