Notícia na íntegra

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025 | Horário: 14:58
Compartilhe:

Centros Esportivos da Prefeitura de São Paulo registram aumento de quase 60% no número de associados

Número de frequentadores nas 46 unidades da capital saltou de 585 mil em 2021 para mais de 930 mil após investimento de R$ 315 milhões em reformas

Os Centros Esportivos (CEs) da Prefeitura de São Paulo alcançaram a marca de mais de 930 mil cidadãos associados, um aumento de quase 60% em relação a 2021, quando havia 585 mil inscritos. O crescimento é resultado de uma política de valorização desses espaços, que recebeu investimento superior a R$ 315 milhões para a reforma e requalificação dos equipamentos no período.

O aporte da gestão municipal foi direcionado para melhorias estruturais e modernização das 46 unidades, distribuídas por todas as regiões da cidade. A procura também foi impulsionada pela facilidade de emissão da carteirinha virtual pelo Portal 156, que simplificou o acesso da população às atividades e à infraestrutura dos equipamentos.

Entre as práticas esportivas e atividades físicas oferecidas nos Centros Esportivos da Prefeitura, estão judô, ginástica artística, vôlei, basquete, alongamento, ioga, ginástica localizada, pilates, hidroginástica, natação, futsal, futebol, boxe, capoeira, entre outros.

Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a política pública voltada ao esporte tem apresentado resultados consistentes, especialmente no cenário pós-pandemia, no qual os cidadãos buscam mais qualidade de vida por meio de atividades físicas.

As melhorias são percebidas pelos frequentadores. A manicure Maria das Dores Pereira, de 59 anos, moradora de Interlagos, na zona sul da cidade, diz que a saúde melhorou após começar a se exercitar no Centro Esportivo Vila Santa Catarina. “Minhas crises de asma cessaram, eliminei um remédio da pressão e melhorei das dores da fibromialgia. É um espaço muito importante, principalmente para quem não tem condições de pagar academia”, afirma.

“Comecei a frequentar há um ano, pois preciso perder peso para uma cirurgia. É muito importante ter esse espaço gratuito, porque muitas de nós não temos condições de pagar uma academia”, conta a dona de casa Alice Frizão, de 54 anos, que realiza ginástica funcional na mesma unidade.

Aos 61 anos, o aposentado Aniceto Bernardes da Silva, morador do bairro do Socorro, encontrou no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, um importante aliado para manter a saúde e a mobilidade. Diagnosticado com esclerose múltipla, ele pratica ginástica regularmente e relata os benefícios: “Se eu ficar parado, é pior. Vai travando, aí é cadeira de rodas. Então eu venho aqui, levanto peso, ando de bicicleta, faço exercício. Estou me sentindo melhor, mais ativo, com o corpo mais solto. Aqui tem professor, tem orientação”, diz.

O levantamento de frequentadores mostra que o público feminino é majoritário entre os alunos matriculados nos Centros Esportivos, representando 63% do total. A faixa etária com mais matrículas é a de crianças e adolescentes até 15 anos, seguida por idosos acima de 60 anos, o que demonstra o caráter intergeracional dos equipamentos.

Serviço – Carteirinha dos Centros Esportivos
A carteirinha para acesso aos CEs vale para qualquer unidade e pode ser solicitada de duas formas:

Presencial
Comparecer à administração do Centro Esportivo de preferência.
Apresentar cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4

Online
Acessar o Portal SP156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br)
Buscar pelo serviço “Carteirinha de Centros Esportivos” e seguir o passo a passo para o cadastro e solicitação online

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn