Notícia na íntegra
Com investimento de R$ 34,3 milhões, Prefeitura entrega melhorias do complexo viário João Beiçola para beneficiar 196 mil pessoas
O prefeito Ricardo Nunes entregou nesta sexta-feira (18) as obras do complexo viário João Beiçola da Silva, localizado na Cidade Dutra, Zona Sul. Com investimento total de R$ 34,3 milhões, as ações incluem a requalificação das vias do sistema viário, além da recuperação e ampliação do Viaduto Ivan da Costa Rodrigues, mais conhecido como Viaduto João Beiçola. As intervenções, que fazem parte do Programa Melhoramentos de São Paulo, beneficiam diretamente cerca de 196 mil pessoas.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, essa região é muito complexa do ponto de vista da mobilidade por estar próxima ao Rio Pinheiros, à Represa Guarapiranga, à Billings e à Mata Atlântica, além de ser cruzada por uma linha da CPTM. “A mobilidade aqui depende muito de melhorarmos esses acessos por meio de pontes e viadutos. Essas ações são fundamentais e fazem com que as pessoas passem menos tempo no trânsito e no transporte coletivo”, explicou.
O complexo é formado pela Avenida Pedro Roche Gottsfritz, Praça do Condestável, Avenida Rubens Montanaro de Borba, Praça João Beiçola da Silva, Rua Miguel de Barros, Rua Cristóvão Cabral, Avenida Lourenço Cabreira e o Viaduto João Beiçola.
Iniciadas em março de 2023, as obras tinham como principal objetivo aprimorar a mobilidade urbana e as condições de tráfego na região, reorganizando o espaço urbano e garantindo mais fluidez e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.
“Não fizemos só a duplicação, também requalificamos o viaduto antigo, a praça e, principalmente, a malha viária. Se a gente simplesmente duplicasse o viaduto e não cuidasse das vias do entorno, ia continuar travado”, contou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, apontando que o fluxo de veículos na região melhorou após as intervenções.
A estrutura antiga do Viaduto João Beiçola passou por reparos técnicos, que incluíram a execução de juntas de dilatação, tratamentos superficiais de concreto e aplicação de revestimentos específicos para garantir maior durabilidade. Também foi construído um novo viaduto, paralelo ao existente, ampliando a capacidade de tráfego da região e garantindo maior segurança na travessia.
Entre as melhorias implementadas estão o enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações – em extensão de 1.600 metros –, a criação de novas faixas de rolamento, a implantação de ciclovia e passeios acessíveis com sinalização adequada, além da instalação de um novo sistema de drenagem, pavimentação e vala técnica. No quesito segurança, foram instaladas novas sinalizações horizontal, vertical e semafórica, iluminação pública e um moderno sistema de monitoramento viário, com câmeras e rede de transmissão de dados e imagens.
As intervenções também proporcionaram avanços importantes na requalificação urbana. O projeto contemplou a reforma da Praça João Beiçola, da sua quadra poliesportiva, vestiários e anfiteatro, a construção de quiosques, instalação de câmeras do Smart Sampa na região e a execução de paisagismo em todo o entorno. Essas ações contribuem para a valorização do território, incentivam o convívio social, o lazer e o surgimento de novas oportunidades de comércio e serviços.
Com a entrega do complexo viário e das intervenções urbanas, a região passa a contar com uma infraestrutura mais moderna, acessível e segura. A fluidez no tráfego será significativamente ampliada, reduzindo o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas. Além disso, a integração de modais e a promoção da mobilidade ativa fortalecem o compromisso da Prefeitura com um desenvolvimento urbano mais sustentável, inclusivo e eficiente.
Redistribuição do tráfego
A obra de revitalização da Praça João Beiçola, aliada à duplicação do Viaduto Ivan da Costa Rodrigues, vai trazer impactos positivos e perceptíveis para a mobilidade urbana na região sul de São Paulo. As intervenções foram realizadas com o objetivo de minimizar os efeitos do alto volume de tráfego em vias historicamente saturadas, proporcionando maior fluidez, segurança e visibilidade no sistema viário local.
Entre os principais resultados esperados está o fim da lentidão frequentes no Viaduto Ivan da Costa Rodrigues e na Praça João Beiçola — pontos críticos que há anos enfrentavam congestionamentos diários.
Houve também a redistribuição do tráfego da Avenida Presidente João Goulart, cujo fluxo agora é desviado pela Rua Manuel Caldeira e pelo viaduto, permitindo um acesso mais ágil à região de Interlagos e desafogando a avenida principal.
A obra ainda vai proporcionar novas alternativas de acessibilidade para motoristas provenientes da Cidade Dutra, Jardim Satélite e Grajaú. O acesso ao centro passou a contar com rotas mais eficientes pelas avenidas Jair Ribeiro da Silva, Miguel Yunes e Marginal Pinheiros, beneficiando especialmente veículos de grande porte.
Outro ganho importante foi a otimização da saída de veículos após eventos no Autódromo de Interlagos. Antes concentrada nas imediações da Estação Autódromo, a movimentação de veículos passou a ser melhor distribuída, o que tem reduzido o congestionamento no entorno e aumentado a segurança dos pedestres.
Mídias
Discurso do prefeito e atendimento à imprensa
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk