Notícia na íntegra

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2025 | Horário: 15:55
Compartilhe:

Crianças e adolescentes da capital têm programas voltados para saúde física, mental e social

Equipamentos da Prefeitura vão realizar atividades especiais durante o mês de outubro

Crianças e adolescentes de São Paulo têm acesso a uma série de programas específicos para a faixa etária dos 0 aos 19 anos, já que a Prefeitura tem diversos programas voltados para a saúde física, mental e social. E para celebrar o Dia das Crianças, comemorado no domingo (12), alguns equipamentos da rede municipal de saúde diversas atividades, com brincadeiras e palestras durante o mês de outubro.

Na UBS Dona Adelaide Lopes, na Zona Norte, será realizada a ação "Resgatando Brincadeiras da Infância com Adolescentes" no grupo Adolescer, na quarta-feira, 8 de outubro, às 8h. Na mesma unidade, no dia 13 de outubro, às 10h30, acontecerá "Resgatando Memórias com o Grupo Melhor Idade", que trará brincadeiras infantis para os idosos. Nos dias 14 e 21, atividades como "Sons e Sabores" e "Sopa de Letrinhas" incluirão brincadeiras como ciranda, memória, batata quente, corrida do ovo e musicalização.

No Centro Especializado de Reabilitação (CER) III Pirituba, no dia 10 de outubro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, haverá um piquenique comunitário e atividades como passa-bambolê, circuitos com escadinha e cone, acerta o alvo com cone e argolas, e amarelinha.

Para encerrar o mês, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil II Casa Verde realizará uma festa à fantasia de Halloween na sexta-feira, 31, das 10h às 14h. No Hospital Municipal Guarapiranga, haverá uma festa para os pacientes da pediatria no dia 8, à tarde.

“A atenção à criança não se restringe ao atendimento curativo ou a ações voltadas apenas à prevenção de doenças, mas também envolve a construção de ambientes e alternativas de vida mais saudáveis”, explica a diretora da Divisão de Cuidados em Saúde por Ciclos de Vida, Athenê Maria de Marco Mauro.

Assim, propostas direcionadas à aquisição de hábitos alimentares saudáveis, ao desenvolvimento de atividades físicas, à importância do brincar e ao fortalecimento dos vínculos afetivos são caminhos efetivos para a promoção da saúde. 

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a SMS implementa o Programa Saúde na Escola (PSE), que realiza ações educativas nas escolas da capital, como combate ao Aedes aegypti, promoção de hábitos alimentares saudáveis, educação para a cidadania e direitos humanos, estímulo à cultura da paz, cuidados com a saúde bucal e mental, conscientização ambiental, entre outros. O projeto também inclui atividades práticas, como avaliação do crescimento e desenvolvimento, estímulo à atividade física e verificação da situação vacinal.

As ações educativas do PSE atenderam 1.977.269 alunos em 2024 e 2.352.901 até agosto deste ano. Na área de nutrição, mais de 135 mil ações de Alimentação Saudável foram realizadas, cerca de 23 mil de Autocuidado em Doenças Crônicas, mais de 100 mil de Antropometria e 33 mil de Práticas Corporais/Atividade Física. O trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contribui para monitorar as ações voltadas à promoção da saúde e prevenção da obesidade infantil nas escolas.

Na área de oftalmologia, as crianças e adolescentes recebem cuidados com a saúde ocular nas unidades escolares por meio do programa Avança Saúde Escolas – Oftalmologia. Neste ano, mais de 140 mil estudantes foram atendidos, com 1.400 encaminhamentos a serviços de saúde e mais de 21 mil óculos entregues. 

Na saúde bucal, os alunos passam por triagem odontológica, escovação de dentes supervisionada com orientações educativas, aplicação de flúor e, quando necessário, utilizam técnicas menos invasivas como o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), que pode ser realizado na própria escola. Essa ação visa reforçar a importância da escovação correta para a prevenção de afecções bucais e a remoção de focos de dor, com o tratamento mais invasivo sendo realizado nas UBSs.

Teste do Pezinho
Em 2023, foram realizados 96.100 procedimentos de Triagem Neonatal Ampliada (TNA) na rede municipal. Em 2024, o número foi de 86.172 procedimentos. De janeiro a agosto de 2025, foram realizados 54.540 exames de TNA. A variação está relacionada à queda da taxa de natalidade nos últimos anos. 

O Teste do Pezinho ampliado atualmente permite a triagem de até 50 doenças, dependendo da testagem aplicada. Entre as condições rastreadas estão fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, galactosemias, entre outras doenças metabólicas, imunológicas e genéticas raras.Ações no mês de outubro

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn