Notícia na íntegra

Quarta-feira, 2 de Julho de 2025 | Horário: 17:45
Compartilhe:

Estuprador foragido da Justiça da Bahia é preso com ajuda do Smart Sampa no Jardim Ângela

Homem era procurado desde outubro de 2024 após cometer o crime e fugir para a cidade de São Paulo

O Smart Sampa, maior sistema de monitoramento da América Latina, implantado pela Prefeitura de São Paulo, foi responsável por localizar e ajudar na prisão de mais um criminoso foragido da Justiça circulando pelas ruas da cidade. Desta vez, tratava-se de um estuprador que cometeu o crime na Bahia e escapou antes de ser preso, em outubro do ano passado. Com essa, já são 1.374 prisões de foragidos graças ao Smart Sampa.

Identificado como José Henrique de Oliveira Junior, de 41 anos, o homem foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na manhã de terça-feira (1º). A prisão ocorreu após ele ser identificado por câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa na Avenida dos Funcionários Públicos, em frente ao CEU Vila do Sol, no Jardim Ângela, na Zona Sul da capital.

Veja aqui o momento da prisão

 

Durante a abordagem, o homem relatou aos agentes que fugiu para São Paulo após praticar o crime em seu estado natal, em 2024. Ele era procurado desde outubro do ano passado, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça da Bahia. Após ser capturado, José Henrique foi conduzido ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde permaneceu à disposição da Justiça.

SMART SAMPA
Maior e mais completo programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa já auxiliou na prisão de 1.374 foragidos da Justiça com o uso da tecnologia de reconhecimento facial desde novembro de 2024. Desses, 316 são foragidos da Justiça de outros estados brasileiros, o que reforça a eficácia do sistema e da colaboração da GCM de São Paulo para deter e prender criminosos que tentam se esconder na capital.

Para isso, o sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil —, garantindo respostas mais ágeis no atendimento à população.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn