Notícia na íntegra

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 | Horário: 09:39
Compartilhe:

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Encontros reúnem 7 mil estudantes em 13 encontros no mês de agosto

Os 628 Grêmios Estudantis das escolas municipais da Prefeitura de São Paulo promovem 13 Encontros Regionais para dialogar sobre o protagonismo estudantil e a democracia neste mês de agosto. A estimativa é que mais de 7 mil estudantes participem ao longo da iniciativa.

Os encontros reúnem as escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital paulista. O objetivo é que o protagonismo estudantil, valorização da democracia e a participação cidadã sejam fortalecidos em  momentos repletos de diálogo e interação entre as crianças e jovens. 

Cada encontro deve reunir cerca de 500 participantes para uma troca e experiências centradas em um tema. A escolha tem relação com as particularidades de cada território e foram escolhidas em conjunto, pelos estudantes, professores orientadores e representantes das diretorias regionais.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental incentivar ações que fortaleçam, estimulem o diálogo e promovam o compartilhamento de vivências. “Os grêmios estudantis desempenham um papel essencial na construção de uma escola mais justa, participativa, diversa, inclusiva e sustentável”, destacou.

Confira os encontros abaixo:

08/08 – DRE São Mateus: CEU São Rafael

11/08 – DRE Guaianases: CEU Barro Branco 

12/08 – DRE Ipiranga: CEU Meninos 

13/08 – DRE Butantã: CEU Butantã

14/08 – DRE Capela do Socorro: SESC Interlagos

14 e 15/08 – DRE Campo Limpo: CEU Casa Blanca

15/08 – DRE Penha: SESC Itaquera

19/08 – DRE Jaçanã/Tremembé: CEU Jaçanã, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé

19/08 – DRE Pirituba/Jaraguá: CEU Perus 

20/08 – DRE São Miguel: CEU Parque São Carlos

22/08 – DRE Itaquera: CEU Rei Pelé 

22/08 – DRE Freguesia/Brasilândia: Instituto Mensagem de Paz  

22/08 – DRE Santo Amaro: CEU Alvarenga

 

O Grêmio Estudantil é a entidade que representa todos os estudantes de uma escola e funciona de forma autônoma, conforme o Decreto Municipal nº 58.840/2019. Ele tem um papel essencial na vida escolar, atuando como ponte entre os estudantes, a direção da escola e os professores. 

Também é responsável por organizar atividades, eventos e projetos que valorizem a participação dos estudantes e fortaleçam a convivência respeitosa dentro da comunidade escolar.

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo conta com 628 Grêmios Estudantis, totalizando 100% das escolas de ensino fundamental, como EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn