Notícia na íntegra

Terça-feira, 1 de Julho de 2025 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Mãos que criam, mentes que empreendem: programa da Prefeitura já movimentou R$ 3,9 milhões e envolve mais de 8,6 mil empreendedores

Iniciativa fortalece a economia criativa com capacitação, feiras e apoio direto ao setor de artesanato e manualidades na capital


 

Com mais de 9 mil empreendedores credenciados e R$ 3,9 milhões movimentados em ações de fomento, o programa Mãos e Mentes Paulistanas tem fortalecido a economia criativa e impulsionado o setor de artesanato e manualidades na capital. Entre 2021 e 2025, foram promovidas cerca de 1.000 feiras, que reuniram aproximadamente 15 mil participantes

Criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa oferece apoio direto à atividade empreendedora, com foco na capacitação e geração de renda. 

O Mãos e Mentes Paulistanas atua em três frentes principais: cadastramento municipal de empreendedores, formação por meio de cursos e oficinas, e ampliação do acesso ao mercado, com participação em feiras, exposições, eventos e pontos fixos de venda em diversos pontos da cidade.

Vozes do programa

Renata Passos, de 52 anos, é uma das participantes da iniciativa da Prefeitura. Proprietária da loja Crochê da Ida, onde vende acessórios e bonecas, ela faz parte do Mãos e Mentes Paulistanas há pelo menos três anos. Antes, trabalhava como supervisora de atendimento, mas decidiu investir na venda de seus produtos autorais.

“Fazer parte do Mãos e Mentes Paulistanas é fundamental. O programa nos apoia e oferece oportunidades reais. Expor nossos produtos em diferentes locais, com públicos variados, é muito importante. Muitas vezes, as feiras particulares têm custos altos, o que dificulta obter retorno e lucro. Com o programa, conseguimos participar sem esse peso financeiro”, afirma.

Já Camila Lyderis, de 40 anos, atua com a técnica quilling, produzindo quadros, mandalas, porta-chaves, ímãs, brincos e colares de papel. Participante há pelo menos cinco anos, ela destaca o apoio logístico e financeiro. “Gosto de participar das feiras e eventos gratuitos. O programa me ajuda a reduzir os gastos, e a estrutura que oferecem faz toda a diferença.”

A artesã Leila Garcia trabalha com bolsas e acessórios. Para ela, além da visibilidade, o Mãos e Mentes Paulistanas é uma importante ponte com novas oportunidades. “Consigo divulgar meu trabalho, fazer networking, conhecer outras feiras e eventos. É uma forma de mostrar a nossa arte para diferentes públicos.”

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o Mãos e Mentes Paulistanas representa uma ferramenta concreta de transformação econômica e social. “Os relatos das participantes mostram como o programa oferece oportunidades que, muitas vezes, seriam inacessíveis, como participação em feiras sem custo, visibilidade em grandes eventos e formação profissional gratuita. Ao eliminar barreiras financeiras e criar um ecossistema de apoio, a iniciativa permite que esses empreendedores cresçam, ampliem sua rede de contatos e tenham mais autonomia sobre seus negócios e trajetórias”, afirma. Segundo ele, a iniciativa vai além da qualificação: “Promove dignidade, pertencimento e desenvolvimento local”.

 

Presença em feiras e eventos

O Mãos e Mentes Paulistanas mantém espaços fixos em locais estratégicos da cidade, como o Mercado da Penha, Mercadão das Flores, Shopping Center Norte e o Sacolão da Freguesia do Ó, com feiras realizadas nos fins de semana. O programa também participa de grandes eventos do setor, como Mega Artesanal, Salão do Artesanato, ABUP Decor e ABCasa.

Capacitação gratuita e on-line

Além do apoio comercial, o programa oferece cursos de capacitação totalmente gratuitos e on-line, com foco em empreendedorismo e gestão de negócios artesanais. As aulas são gravadas, com plantão de dúvidas e suporte de monitores especializados.

Atualmente, são disponibilizados sete cursos, abordando temas essenciais para o fortalecimento dos negócios:

  • Modelagem de Negócio
  • Desenvolvimento de Coleção
  • Planejamento de Futuro
  • Presença Digital
  • Planejamento Financeiro
  • Formalização de Parcerias
  • Segurança no Trabalho

As formações têm como objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes e impulsionar suas vendas.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn