Notícia na íntegra

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Noite começa com céu encoberto e chuviscos isolados na cidade

O potencial para alagamentos na capital é baixo

Noite de segunda-feira (09) começa com muitas nuvens, sensação de tempo abafado e temperaturas agradáveis cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 22,9°C em média. A mínima pode chegar aos 19°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 82% com tendência a elevação.

Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva fraca na cidade, principalmente na Zona Norte e em parte da Zona Leste. No começo da tarde, havia uma grande área de chuva fraca com pontos moderados, que atuavam nos municípios de Ibiúna, São Roque e Vargem Grande paulista, se deslocando com média velocidade em direção à capital paulista. As chuvas atingiram de forma fraca e isolada a cidade de São Paulo, com baixo potencial para alagamentos. Apesar da trégua, as próximas horas seguem com potencial para chuvas fracas e chuviscos. O potencial para alagamentos é baixo.

Os dados mostram que dezembro acumulou até o momento 38,5mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 21% dos 182,9mm esperados para o mês. Com relação às temperaturas, a maior máxima média deste dezembro, até o momento, ocorreu em 07/12/2024 com 32,8°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, valor registrado em um único local, também ocorreu em 07/12/2024 na estação meteorológica automática de Cidade Ademar, Zona Sul, com 33,4°C.

O CGE mantém dados de temperatura na cidade desde 2004, e segundo este histórico, a maior máxima média já registrada em um mês de dezembro, foi registrada em 31/12/2007 com 35,2°C na cidade. Já a maior máxima absoluta ocorreu em 27/12/2014 em Jaçanã/Tremembé, Zona Norte, com 37,9°C.

A maior máxima média do ano de 2024 permanece o valor registrado em 26/09/2024 com 35,9°C de média na cidade. Já a maior máxima absoluta do ano, permanece a registrada também em 26/09/2024 com 37,3°C na Mooca, Zona Leste.

 

Tendência para os próximos dias
Início de semana que promete registrar tempo instável e chuvoso nos próximos dias, principalmente na porção Oeste e litoral Sul do estado. A capital e a Região Metropolitana também devem ter chuva significativa, principalmente na terça-feira (10), em decorrência da formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa paulista e da passagem de uma frente fria.

Essa condição, associada à convergência de umidade da região Centro-Norte do país, potencializa as precipitações. Portanto, atenção em relação às áreas de risco, formação de alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e córregos, além de deslizamentos de terra, em função do solo encharcado. Os ventos mudam de direção e passam a soprar de Sul/Sudeste contra a faixa Leste do Estado, o que deve proporcionar ligeira sensação de frio, principalmente entre o fim da madrugada e o amanhecer.

A terça-feira (10) será chuvosa a partir do fim da madrugada, com as precipitações aumentando de intensidade no decorrer do dia, principalmente entre as primeiras horas da manhã e o fim da tarde. No período da noite as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem apenas chuviscos intermitentes. As temperaturas variam entre a mínima de 19°C e a máxima em torno dos 24°C, com as taxas de umidade entre 80% e 95%.

A quarta-feira (11) ainda deve apresentar tempo instável, mas com baixo volume de precipitação ao longo do dia. Madrugada com chuviscos intermitentes, céu nublado, curtos períodos de sol e pancadas isoladas durante a tarde. No período noturno, variação de nuvens e sem chuva. A temperatura mínima deve ser registrada durante a noite, com previsão de 17°C. A máxima não deve superar os 22°C, enquanto os menores valores de umidade permanecem acima dos 75%.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn