Notícia na íntegra
"A literatura como retrato histórico" é tema de palestras do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município na terça-feira (26)
O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município promove na próxima terça-feira (26), com transmissão pelo YouTube no link, a partir das 16h, mais um evento da série de palestras CEJUR Cultura, desta vez com o tema: A literatura como retrato histórico. O evento tem como objetivo proporcionar ao público a análise crítica de obras literárias que abordam temas centrais na formação da nação, destacando como a literatura atua como um instrumento de reflexão e documentação da história da sociedade ao longo das eras, com o intuito de aprofundar a compreensão da literatura como uma fonte valiosa de conhecimento histórico e incentivar debates construtivos entre os participantes.
As inscrições para participação devem ser feitas por meio deste link, até as 12h de segunda-feira (25) ou quando atingir o limite de 2.500 inscrições. Haverá emissão de certificado, mediante o registro prévio e o preenchimento obrigatório da ficha de presença, que será disponibilizada no dia e hora de realização do evento.
O evento é validado para fins de promoção e progressão de carreira sob o n° 376/2023 apenas para os cargos de Professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental e Médio e Analista de Informação, Cultura e Desporto.
O objetivo do CEJUR, ao abordar esse tema, é apresentar ao público a perspectiva de especialistas sobre obras que exploram temas fundamentais na construção da nação, enquanto também ressalta o papel da literatura como um retrato histórico apresentando a relação intrincada entre passado e presente no Brasil rural demonstrando que a literatura brasileira é mais do que mera ficção; ela é uma janela para a alma da nação, um espelho que reflete suas belezas e imperfeições, suas alegrias e tristezas, suas vitórias e lutas.
Participantes
O evento contará com a participação de Fabiana Carneiro da Silva, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autora do livro de crítica literária “Ominíbú: maternidade negra em um defeito de cor” (EDUFBA,2019) e do livro de poemas “Casa Cheia” (Paralelo 13s, 2023) e também da participação de Michelle Márcia Cobra Torre, Pós-doutora em Estudos Literários pela UFMG. Doutora e mestra em Estudos Literários, na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG. Professora na Pós-graduação da PUC Minas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk