Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 | Horário: 19:33
Compartilhe:

Adolescentes debatem direitos da infância na cidade

Ação faz parte de iniciativa global do UNICEF que comemora o Dia Mundial da Infância. Jovens tiveram a oportunidade de expor as desigualdades na infância de quem mora na capital
1096956-Almoço em homenagem ao Dia Mundial da Criança (Crianças no Controle)

Nesta quinta-feira (23), cinco adolescentes da Zona Leste da cidade foram convidados para conhecer a estrutura da administração municipal e debater sobre os direitos da infância na cidade. A ação, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) faz parte das celebrações do Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro em todo o mundo, e que no Brasil estende-se por toda a semana.

Participaram da visita Kailany Oliveira de Jesus (15 anos), Júlio César Batista dos Santos (14 anos), Andressa Santos Monteiro (14 anos), Kayky Alexandre Ribas Alves (13 anos) e Lorena Bonfim de Jesus Passos (14 anos), todos matriculados na rede pública de ensino.

Estes adolescentes são atendidos pelo serviço de proteção social básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), mantido por meio de convênio com a Obra Social Dom Bosco, que fica em Itaquera, na Zona Leste. Eles participaram de uma oficina com outros 10 adolescentes e foram eleitos pelo próprio grupo para participar da atividade.

Visitas
Na Galeria Olido, região central, o grupo visitou uma unidade Fab Lab, espaço informatizado que reúne tecnologia de ponta, como impressoras 3D e de marcenaria digital. Assim como as outras 11 unidades espalhadas pela cidade, o local oferece cursos de formação, totalmente gratuitos. Confira a programação e os endereços das unidades

Em seguida, os adolescentes participaram de um almoço na sede da Prefeitura junto com o prefeito João Doria, com representantes do Unicef e os secretários municipais Alexandre Schneider (Educação) e Eloisa Arruda (Direitos Humanos e Cidadania) para poderem expor as suas realidades e os principais desafios que enfrentam. Depois, os jovens participaram de uma visita guiada pela pelo prédio da Prefeitura.

Dia Mundial da Infância
Em 1954, a ONU escolheu a data de 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por meninas e meninos em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial.

Batizada no Brasil de #CriançasNoControle, as atividades se somam à estratégia global do UNICEF, que acontece em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam suas vidas.

Em São Paulo, os adolescentes também tiveram a oportunidade de assumir o controle de uma importante reunião do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Na ocasião, conversaram sobre o papel das empresas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. São dias que marcam a importância de dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam as suas vidas”, explica Florence Bauer, Representante do UNICEF no Brasil.

Plataforma dos Centros Urbanos
A ação com os jovens na Prefeitura faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa promovida pelo UNICEF para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades dentro da cidade.

A Plataforma propõe uma atuação articulada com governos e diferentes parceiros em torno de 4 agendas cruciais na vida das crianças e adolescentes:

• Promover os direitos da primeira infância;
• Enfrentar a exclusão escolar;
• Promover os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes;
• Reduzir os homicídios de adolescentes.

UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn