Notícia na íntegra

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Alunos da Harvard Kennedy School visitam sede da Prefeitura de São Paulo

Durante o encontro com o prefeito Ricardo Nunes, os estudantes conheceram o trabalho da atual administração municipal

Cerca de 100 alunos da Harvard Kennedy School (HKS) visitaram a sede da Prefeitura de São Paulo na manhã desta sexta-feira (20) e participaram de um bate-papo com o prefeito Ricardo Nunes e as secretárias municipais Marcela Arruda (Gestão) e Marta Suplicy (Relações Internacionais).

Durante o encontro, Nunes destacou as ações que a administração municipal vem realizando nos âmbitos da educação, saúde, assistência social, infraestrutura, geração de empregos, incentivo ao empreendedorismo, desburocratização para chegada de novas empresas na capital, entre outros assuntos.

“Em uma cidade que você precisa de obras, de habitação, vagas de creche, ações de drenagem, isso só é possível se você tiver recursos financeiros”, explicou o prefeito. “Fui vereador durante oito anos e participei da Comissão de Finanças durante o meu mandato relatando o orçamento do município. Trabalhei e cuidei muito para deixar a cidade com uma saúde financeira para poder fazer frente as diversas ações necessárias”, completou.

Segundo o prefeito, com a melhora da condição financeira foi possível ter vagas em creche para todas as crianças, diminuir enchentes com a realização de obras de drenagem e uma série de outras ações fundamentais. “A questão da cidade ter uma condição financeira positiva para poder fazer frente as necessidades foi possível graças a todo um ambiente favorável feito pela gestão com a reforma previdenciária, a reforma administrativa, a redução de contratos e melhor gestão do recurso público e, além disso, ser uma cidade atrativa para o empreendedor”, disse.

As visitas dos estudantes se estendem pelas cidades de Manaus, Rio de Janeiro e Paraty, com o objetivo de conhecer lideranças e políticas públicas em diferentes áreas.

Marcela Arruda, secretária de Gestão, explicou aos alunos que a pasta possui uma escola para capacitação dos servidores e é responsável pelo cuidado das pessoas e elaboração de diretrizes e políticas comuns para as secretarias e subprefeituras. “Essa gestão pode ser exemplo para qualquer lugar do mundo, para qualquer país. Na Secretaria de Gestão nós cuidamos de 125 mil servidores da Prefeitura de São Paulo. Além disso, temos 90 mil inativos, pessoas já aposentadas”, explicou.

Os alunos da HKS que visitaram a sede da administração são em sua grande maioria estadunidenses. No entanto, a visita também contou com a participação de alunos do México, Israel, Peru, Cazaquistão, Tunísia, França, Coreia do Sul, Japão, China, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Benin e África do Sul.

“São Paulo trabalha com mais de 40 redes internacionais e foca em quatro das maiores para que a gente possa ter um serviço mais robusto nessa área. Dificilmente temos um evento internacional sem a presença de São Paulo”, contou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. “Ao mesmo tempo, São Paulo também tenta fazer eventos internacionais com grande repercussão e os dois últimos foram a Virada ODS e a expo de combate ao racismo estrutural”, completou.

Harvard Kennedy School (HKS)

A HKS reúne estudantes de todos os continentes e oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em administração e políticas públicas, planejamento urbano e desenvolvimento internacional, sendo considerada um dos principais centros de pesquisa e educação do mundo.

Fotos do encontro

Vídeo do encontro

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn