Notícia na íntegra
Avenidas Nações Unidas e Miguel Yunes recebem trecho de Faixa Azul a partir de segunda-feira (20)
A cidade ganha mais 9,8 km de Faixa Azul, na Zona Sul, a partir desta segunda-feira (20). A faixa exclusiva para motociclistas será implantada nas Avenidas das Nações Unidas e Miguel Yunes. Com a medida, as motos poderão trafegar entre as faixas 1 e 2. O objetivo é organizar o espaço compartilhado para pacificar e humanizar o trânsito.
A Faixa é uma demarcação da via para que, durante tráfego congestionado, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura, sem alterar a dinâmica já existente na via.
Entre os trechos das ruas Mario Lopes e Professor Campos de Oliveira, a Faixa Azul da Avenida das Nações Unidas terá extensão de 5,8km. Na avenida Miguel Yunes, a medida será implantada entre os trechos da avenida Interlagos e Nossa Senhora do Sabará, com 4 km de extensão.
Sinalizações
Além da readequação das faixas das vias para receber a sinalização da Faixa Azul e as indicações de início e fim da faixa, foram colocadas placas verticais educativas. Nelas, é ressaltada a importância do uso de setas na mudança das faixas como forma de prevenção e segurança dos carros e motos.
Uma novidade é que na avenida Miguel Yunes, onde há conversão à esquerda ou retorno, além de movimentos mais intensos de mudança de faixa, a via recebeu uma sinalização educativa com tinta azul antiderrapante com desenho de trama e acompanha sinalizações educativas.
No início da operação, a CET intensificará as sinalizações com faixas de vinil e banners reforçando as informações de velocidade, travessia de pedestre e sinalização para mudança de faixa.
Próximas ativações
A gestão municipal recebeu o aval do órgão federal para implantar a Faixa Azul também nos eixos formados pelas avenidas: Brigadeiro Faria Lima (9,2 km); Zaki Narchi (3,6 km); Luiz Dumont Villares (5 km); do Estado (8,2 km); e Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km).
As futuras ativações previstas são:
• Av. Faria Lima – a partir de 4/12;
• Av. Zaki Narchi – a partir de 4/12;
• Av. Luiz Dumont Villares – a partir de 4/12;
• Av. do Estado – a partir de 18/12;
• Av. Jacu Pêssego (inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12.
Projeto-Piloto da Faixa Azul
Baseada em duas premissas: Visão Zero e Sistemas Seguro. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável. Já um Sistema Seguro é projetado para evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves, que resultem em lesões ou mortes. Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk