Notícia na íntegra
Blocos de Carnaval reúnem 25 mil pessoas no Centro e nas zonas oeste, norte e leste
Ao longo desta sexta-feira (7), 12 blocos de rua desfilaram durante a tarde e a noite no centro e nas zonas oeste, norte e leste da cidade, com público de 25 mil pessoas. A região central recebeu a maior parte da folia, com sete blocos que atraíram 17.500 pessoas.
As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. De acordo com a polícia Militar e a Defesa Civil, não foram registradas ocorrências graves.
Nos desfiles dos blocos na sexta-feira, foram disponibilizados pela São Paulo Turismo 108 banheiros químicos, sendo 54 na subprefeitura da Sé, que recebeu a maior parte da festa. A Prefeitura também disponibilizou cerca de 300 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, primordialmente em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h. Os organizadores dos blocos foram comunicados de que os desfiles deverão acontecer somente até as 22h, com a dispersão no máximo até meia noite.
Na Vila Madalena, o bloco Academicos do Baixo Pinheiros iniciou o seu desfile atrasado, à meia noite, e não respeitou o percurso combinado. Por isso, deverá ser notificado formalmente pela Subprefeitura de Pinheiros, que imporá restrições futuras ao bloco.
Neste ano, para coibir a exposição irregular de marcas publicitárias na paisagem urbana passam a ser utilizados registros fotográficos, aprimorando e facilitando a ação fiscal da Lei Cidade Limpa. Apenas no final de semana passado, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, empresas como Ambev, Ana Capri, Spritz, Aperol e Olla receberão juntas mais de R$ 400 mil em multas. Apenas a cervejaria teve notificações que somaram mais de R$ 300 mil. O valor final das multas está sendo contabilizado e seguirá formalmente para as empresas. Foliões que identificarem irregularidades podem acionar a Prefeitura por meio da Subprefeitura da sua região ou enviar fotos com o endereço em que foi flagrada a irregularidade para o e-mail carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br. <mailto:carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br.>
Saúde e segurança
Nesta sexta-feira, foram registrados três atendimentos sem remoção pelas empresas que prestam serviço de saúde nos blocos. O serviço de saúde foi realizado por duas ambulâncias particulares de remoção.
A Guarda Civil Metropolitana acompanhou as festividades dos blocos com uma equipe de 45 pessoas, equipadas com oito viaturas e cinco bases comunitárias. A Subprefeitura com apoio da GCM realizou a apreensão de meia tonelada de mercadorias comercializadas irregularmente, só na Vila Madalena, em especial alimentos e bebidas. Não foram registradas ocorrências no período das 21h às 7h.
Transito e limpeza
Durante a operação de transito também não foram registradas ocorrências graves. A Companhia de Engenharia de Tráfego disponibilizou 21 agentes para a fiscalização e trabalho de orientação dos blocos na região central e na Vila Madalena.
Na região da subprefeitura da Sé foram recolhidas nesta sexta-feira 14,6 toneladas de lixo. A limpeza das ruas foi realizada com 120 metros cúbicos de água de reuso. Foram utilizados 10 caminhões, três caminhões pipa e dois caminhões antares.
Na área da Vila Madalena, a Praça Benedito Calixto e o Largo da Batata receberam nesta sexta-feira 280 agentes de limpeza, que coletaram 53,5 toneladas de lixo. A limpeza empregou 90 metros cúbicos de água de reuso. Auxiliaram os trabalhos 19 caminhões, três varredeiras pequenas, uma varredeira grande, quatro caminhões antares, 75 contêineres e 300 cestos aramados.
Em todo o Carnaval, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) disponibilizará uma equipe de 1.702 funcionários para a limpeza das ruas que receberão 240 blocos nas zonas oeste, norte e na região central. Serão realizadas limpeza e lavagem de vias, coleta de resíduos de varrição e domiciliar, além de limpeza de bocas de lobo. O trabalho será realizado com cerca de 200 metros cúbicos de água de reuso e estima-se que serão coletadas 180 toneladas de resíduos. A limpeza será auxiliada por 18 caminhões basculantes, quatro caminhões pipa, dois caminhões antares (que utilizam água com pressão), sete veículos de apoio e seis motos.
Sambódromo
No Sambódromo do Anhembi ocorreu o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial, que foi acompanhado por cerca de 34 mil pessoas. Foram 106 atendimentos de saúde em três postos médicos, sendo 6 remoções, sem ocorrências graves. Para o desfile das Escolas de Samba foram utilizadas 14 ambulâncias de suporte básico, 4 ambulâncias com unidade de terapia intensiva (UTI), além do apoio do Samu com 4 ambulâncias e duas motos de resgate. O efetivo da GCM para os desfiles foi de 1.100 guardas.
Nas festividades no Sambódromo trabalham 500 equipes de limpeza. Após cada desfile, a pista do samba é limpa com uma varredeira de pequeno porte, duas de médio porte e 30 funcionários. Tudo fica pronto para a próxima apresentação em 15 minutos. No entorno e dentro do complexo do Anhembi foram recolhidas 90 toneladas de lixo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk