Notícia na íntegra

Terça-feira, 25 de Novembro de 2014 | Horário: 13:33
Compartilhe:

Campanha contra o câncer de próstata vai até o fim do mês

A campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar homens com idade acima dos 50 anos sobre a importância de realizar exames preventivos do câncer de próstata, continuará até o próximo dia 30 iluminando oito monumentos da cidade de São Paulo. Os monumentos que participam da ação são: Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras, Estátua do Borba Gato em Santo Amaro, Praça da Sé, Ponte Octávio Frias de Oliveira e o Theatro Municipal.



De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) há uma estimativa de 68,8 mil novos casos por ano no país, sendo o segundo mais comum em homens, atrás somente do câncer de pele. No Brasil, durante todo o mês, o Instituto Lado a Lado Pela Vida articula ações que favorecem no entendimento da doença, como palestras e outras atividades que projetam esclarecimento.



Fora do país, o Novembro Azul é conhecido como "Movember", junção das palavras mustache e november, respectivamente, bigode e novembro em inglês. O movimento começou na Austrália em 2003, em virtude do” Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, realizado no dia 17 de novembro. O bigode ficou vinculado à marca do projeto, pois os pioneiros australianos incentivam que os homens deixem o bigode crescer durante o mês para alertar a todos da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.



No caso do câncer de próstata, é recomendável que os exames periódicos sejam feitos a partir dos 50 anos. No entanto, homens que se encaixam em fatores de risco da doença, com casos na família, negros ou que possuem problemas de obesidade, alcoolismo e tabagismo devem fazê-los a partir dos 45 anos.



Além de chamar atenção para o tratamento e detecção precoce do câncer de próstata, o Novembro Azul também destaca os perigos, prevenções e diagnóstico para o diabetes. O dia 14 de novembro é marcado como "Dia Mundial do Diabetes" em homenagem ao médico canadense Frederick Banting, que nasceu na data e foi odescobridor da insulina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil tem 12 milhões de pessoas que sofrem com o problema.



Fotos para download:
Crédito: Cesar Ogata


Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4 - Foto 5 - Foto 6 - Foto 7

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn