Notícia na íntegra

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2013 | Horário: 09:26
Compartilhe:

Capital ganha 7,5 km de faixas exclusivas e atinge 232 km implantados

Três novas faixas exclusivas para ônibus (duas na Zona Leste e uma na Zona Norte) entraram em operação na manhã desta segunda-feira (14), somando 7,5 km de extensão. Com as novas faixas, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, criada para aumentar a velocidade dos coletivos e a qualidade do transporte público, atingiu a marca 232,1 km de vias implantadas desde o início deste ano na cidade.

Na última segunda-feira (7), a Prefeitura de São Paulo superou a meta prevista para dezembro. Foram inaugurados 20,5 km que chegaram a marca de 224,6 km. O objetivo previsto no Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 km de vias exclusivas para o transporte público até 2016. Mas em junho o prefeito Fernando Haddad ampliou a meta para 220 km até dezembro.

Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento de uma hora, agora, seria feito em 33 minutos.

"Se nós conseguirmos fazer com que parte da população use, nem precisa ser todo dia. Aquele que está habituado com o carro, se ele duas ou três vezes por semana decidir deixar o carro na garagem e se valer do transporte público, o funcionamento da cidade será bem melhor. Eu sei que há muitas pessoas que dependem do carro, mas ao menos se você substituir um, dois, três trajetos por semana pelo transporte público, a cidade funcionando melhor vai trazer mais bem estar para as pessoas", disse o prefeito.

Aprovação
A implantação de faixas exclusivas foi aprovada pela população. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, também divulgada no último mês, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chega a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.

Novas Faixas
Na avenida Marechal Tito, na Zona Leste, foram implantados 3,7 km de faixa exclusiva à direita em ambos os sentidos, entre a avenida Nordestina e a rua Ribeiro Escobar, e também na Rua Beraldo Marcondes. A exclusividade vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h no sentido Bairro.

Também na Zona Leste, cinco ruas da região de Itaquera ganharam 2,9 km de vias exclusivas. Na Rua Doutor Luiz Ayres, a faixa funciona em ambos os sentidos, das 6h às 9h, para o Centro, entre a rua Tomazzo Ferrara e o túnel Odon Ribeiro e para o Bairro, entre a Padre Estanislau de Campos e a Castelo do Piauí, das 16h às 21h. Na Castelo do Piauí, a via funciona no sentido bairro, até a avenida Itaquera, das 16h às 21h. Na Itaquera, a faixa opera também no sentido bairro, das 16h às 21h até a rua Heitor. Os ônibus também tem exclusividade à direita nas ruas Américo Salvador Novelli e Augusto Carlos Bauman, respectivamente das 17h às 21h e das 5h às 9h.

Na Zona Norte, a avenida Engenheiro Caetano Álvares recebeu um prolongamento de 900 metros de faixas, entre as ruas Zilda e Padre João Gualberto. A via é operada de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h e, no sentido Bairro, das 17h às 20h.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn