Notícia na íntegra

Terça-feira, 8 de Dezembro de 2020 | Horário: 12:08
Compartilhe:

Capital participa de webinar sobre o modelo de simulação das Nações Unidas

Realizado pelo Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes, evento abordou a educação como ferramenta para a promoção do estado de direito e prevenção da criminalidade

A Prefeitura de São Paulo participou do webinar “MUNs, prevenção à criminalidade e educação para a cidadania global: caminhos educacionais para fortalecer o conhecimento sobre Estado de direito entre jovens”, realizado na última quinta-feira (3) pelo Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC). 

Com o objetivo de dialogar sobre o papel da educação na promoção do estado de direito e prevenção da criminalidade, os participantes abordaram como os MUNs podem encorajar jovens a aprender sobre os desafios globais na justiça criminal. O modelo das Nações Unidas é uma ferramenta educacional interativa que reúne milhões de jovens e educadores anualmente para aprender juntos, debater e encontrar soluções para as mais variadas pautas internacionais.

Na cidade de São Paulo, essa iniciativa é implementada nas escolas da rede pública por meio do programa Modelo de Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONUEM-ERESP), em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Ministério das Relações Exteriores (ERESP), a área de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e o Instituto Global Attitude. O programa é aplicado às escolas de Ensino Médio da rede pública, com alunos de 14 a 18 anos que têm a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), as relações internacionais e desenvolver, de maneira prática, habilidades como pesquisa, argumentação, solução de conflitos, empatia e cooperação.

“O MONUEM-ERESP é uma plataforma para a formação de jovens mais engajados com o futuro, que desenvolve habilidades como a mediação de conflito e a empatia, além de mostrar que a diversidade e o respeito são valores fundamentais para a nossa comunidade”, destacou o secretário municipal de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que representou a capital no evento.

O evento online contou com a participação do assistente sênior do UNODC e Ponto-focal da iniciativa Educação para Justiça no Brasil e sobre assuntos relacionados a Modelos das Nações Unidas, Rodrigo Araujo, do presidente da Associação Brasileira de Modelos das Nações Unidas (ABRAMUN), Eduardo Giugliano, do professor e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Matías Penhos, e da diretora da Organização HeforShe em Lisboa, Dussu Djabula. 

Durante o webinar, os participantes dialogaram sobre as estratégias para realizar o modelo de simulação da ONU e de que forma os educadores podem atuar para o fortalecimento da liderança jovem. Este evento fez parte da Série de Diálogos Globais: Educação e Justiça, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de dezembro com transmissões de debates sobre as respostas para os desafios da educação no mundo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn