Notícia na íntegra
Capital paulista registra a madrugada mais fria do ano
Dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), apontam que na manhã deste sábado (01/05) foi registrada a temperatura mínima, mais baixa do ano.
Foram 13,4°C de média na cidade, sendo que em Engenheiro Marsilac, subprefeitura de Parelheiros, Zona Sul, o valor foi ainda mais baixo, classificado como a menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada num único local, do ano com 9,2°C.
Anterior a esta mínima, a menor do ano havia ocorrido em 23/04/2021, com 13,8°C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta do ano, até então, ocorreu em Engenheiro Marsilac, subprefeitura de Parelheiros, no extremo da Zona Sul, dia 29/04/2021 com 9,8°C.
"Um sistema de alta pressão atmosférica no oceano mantém os ventos soprando de sudeste/leste contra a costa paulista, aumentando a sensação de frio durante as madrugadas e a probabilidade de novos recordes na capital paulista", explica o técnico em meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, Adilson Nazário. "Pelo menos até o final da primeira semana de maio não há previsão de chuvas", finaliza Nazário.
O CGE da Prefeitura de São Paulo mantém desde 2004 um banco de dados com os recordes de temperatura ocorridos na capital paulista, e conforme esse acervo, os valores são:
13/06/2016 - 3,5ºC de média na cidade.
13/06/2016 - -0,6 em Capela do Socorro, Zona Sul, foi a menor temperatura absoluta, aquela registrada em um único local.
27/04/2013 - 8,3ºC, a menor máxima média.
24/07/2013 - 7,6ºC em Parelheiros, Zona Sul e Freguesia do Ó, Zona Norte foi a menor máxima absoluta.
02/10/2020 - 37,3ºC maior máxima média.
27/09/2004 - 40,4ºC maior absoluta em Freguesia do Ó, Zona Norte.
Pouca coisa muda nas condições do tempo nos próximos dias. O domingo (02) também será de tempo aberto, sem previsão de chuva e sensação de frio no decorrer da madrugada. As temperaturas variam entre a mínima de 13°C, e a máxima atinge os 25°C nas horas de maior aquecimento durante a tarde. A umidade do ar mais uma vez apresenta declínio, com valores mínimos em torno dos 33%.
Na segunda-feira (03) o cenário atmosférico não sofre alteração. Madrugada com termômetros em torno dos 13°C, poucas nuvens e risco de nevoeiro localizado ao amanhecer em algumas regiões, principalmente em baixadas. A temperatura máxima atinge os 26°C nas horas mais quentes do dia e as taxas de umidade do ar variam entre 33% e 85%. Será mais um dia sem previsão de chuva para a capital e Região Metropolitana de São Paulo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk