Notícia na íntegra
Capital promove intercâmbio sobre gestão de arborização urbana e fauna silvestre
A Prefeitura, por meio das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Relações Internacionais (SMRI), realizou o “Primeiro Intercâmbio Técnico Ibero-americano sobre gestão de arborização urbana e fauna silvestre”, entre os dias 21 e 23. Ele contou com a participação de seis cidades ibero-americanas: Assunção (Paraguai), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), La Paz (Bolívia) e San Salvador (El Salvador).
Além de intercalar sessões expositivas, palestras e visitas de campo, o evento teve como objetivo principal fortalecer políticas de arborização urbana e gerenciamento da fauna, por meio da geração e troca de conhecimentos de vários projetos, que promovem boas práticas.
O primeiro dia iniciou com uma recepção aos participantes pela equipe da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) e da Divisão de Arborização Urbana (DAU), pelos chefes de gabinete da SVMA e da SMRI, além de uma apresentação de cada divisão, com ações que ocorreram na sede da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (CEA/UMAPAZ) e na unidade do Ibirapuera da DFS. Foi realizada também uma visita ao Viveiro Manequinho Lopes e demais espaços do Parque Ibirapuera, onde observaram aves.
“Essas conversas entre países do Hemisfério Sul são muito importantes porque nós somos absolutamente diversos do Hemisfério Norte. Temos uma vegetação e uma fauna muito mais ricas, a maior parte da biodiversidade no mundo. Então espero que esses debates sejam muito proveitosos e que vocês tragam muito para a cidade e que São Paulo aprenda muito com vocês”, declarou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.
No segundo dia foram debatidos os temas arborização e fauna, para dar profundidade a cada assunto, já que atualmente estão em andamento dois projetos que tratam especificamente de cada um: “Panorama da Gestão da Arborização Urbana e sua transparência nas cidades ibero-americanas” e “Instrumentos da Gestão da Biodiversidade em São Paulo: Manual Cidade Amiga da Fauna”.
Além desses dois temas promovidos, a capital participa como associada dos seguintes projetos de cooperação da UCCI:
- Mulheres com Impacto (Lisboa): fomento ao empreendedorismo feminino. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET)
- Sensibilização e monitoramento da Agenda 2030 local (Montevidéu). Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP).
- Coberturas Vegetais Icônicas (Bogotá). SVMA
O grupo da arborização contou com uma conferência sobre o mapeamento da vegetação da capital paulista e outra sobre o planejamento e execução do crescimento de plantios feitos pela SVMA, além de explicarem o manejo de árvores nas subprefeituras e o sistema de gerenciamento e zeladoria. Todas essas ações ocorreram no auditório da SMRI. Ainda participaram de uma visita guiada a um local de plantios em Santo Amaro.
O grupo da fauna realizou uma observação de aves no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) — Anhanguera. Em seguida, os participantes foram ao CeMaCAS para conhecerem o hospital veterinário.
Cada cidade convidada fez uma apresentação de suas experiências com relação à biodiversidade.
No último dia os servidores internacionais das cidades-parceiras visitaram o Viveiro Harry Blossfeld e o Parque Cemucam. O evento foi finalizado com um encontro no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.
A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk