Notícia na íntegra
Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva de Cidade Tiradentes completa 10 anos
A prefeita em exercício Nádia Campeão e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Denise Motta Dau, comemoraram nesta sexta-feira (18) o aniversário de dez anos da Casa Ser – Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Barcellos, em Cidade Tiradentes, zona leste. O equipamento é o único na cidade especializado no atendimento às mulheres nas áreas sexual e reprodutiva. O centro oferece orientação, planejamento familiar, atendimento social e médico.
“Desejamos que a Casa Ser continue cumprindo seu objetivo de estar perto das mulheres, de trazer os nossos temas ao debate. Estes espaços especializados são muito importantes, porque se a gente conseguiu muita coisa na condição da mulher, falta muito ainda. As mulheres querem cuidar da saúde. Precisamos também lutar contra a violência”, afirmou Nádia Campeão.
O Centro de Atenção foi inaugurado em outubro de 2003, fruto de reivindicações da comunidade. Foi instalado pela Prefeitura com o apoio do governo do Japão, que doou mobiliário e equipamentos. “A construção do centro foi proposta no orçamento participativo. Conseguimos para Cidade Tiradentes este atendimento de acompanhamento e de prevenção para as mulheres, principalmente as jovens”, conta Maria Amélia Portugal, que atua como militante no movimento pela saúde.
A Casa Ser atende mensalmente cerca de mil mulheres na faixa de 14 a 45 anos. Oferece acolhimento, atendimento social, oficinas de orientação sobre sexualidade responsável (no serviço e em escolas), coleta de papanicolau e testes de gravidez. Grupos de orientação oferecem discussões sobre planejamento familiar, menopausa e apoio psicossocial a disfunções da sexualidade. Por mês a casa acolhe em média cem novas usarias.
Para profissionais de saúde e de educação o centro promove capacitação em direitos sexuais e reprodutivos, além de encontros técnicos com os serviços da região. Para a secretária Denise Motta Dau, as experiências de sucesso desenvolvidas neste equipamento especializado devem ser ampliadas às unidades de saúde básica.
“Estamos em conversação com a Secretaria Municipal de Saúde para criar uma Casa Ser na região sul de São Paulo. Ter espaços especializados gera expertise para capacitar e informar funcionários e funcionárias no conjunto da rede. A visão de gênero e o atendimento à saúde precisam ser articulados e integrados em todos os equipamentos de saúde”, defendeu a secretária.
FOTOS
Crédito: Cesar Ogata / SECOM.
Foto 1 – Nádia Campeão defende investimentos na saúde da mulher
Foto 2 – Maria Amélia conta a história da criação da Casa Ser
Foto 3 – Comemoração reuniu usuárias e equipe da unidade
Foto 4 – Denise Dau defende o treinamento de funcionários de saúde nas questões de gênero
Foto 5 – Prefeita comemora aniversário da Casa Ser
Foto 6 – Casa Ser oferece orientação à saúde sexual e reprodutiva das mulheres
Foto 7 – Nádia Campeão fala sobre políticas para mulheres
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk