Notícia na íntegra

Terça-feira, 29 de Agosto de 2023 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Centros de Educação Infantil recebem Selo CEI Amigo do Peito da Prefeitura

Foram premiadas as unidades que possuem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entrega o Selo CEI Amigo do Peito 2023 a mil Centros de Educação Infantil (CEIs), nesta terça-feira (29). Foram contempladas as unidades diretas e parceiras. Para receber o Selo, os centros devem realizar ações voltadas à manutenção do aleitamento materno para os bebês e crianças matriculados.

Estas ações devem envolver três eixos:

- Família: com acolhimento e incentivo às famílias para manutenção da amamentação desde o ato da matrícula;

- Equipe; para orientar e envolver toda a equipe sobre as ações e apoio ao aleitamento materno;

- Ambiente com a organização do ambiente e materiais para favorecer o aleitamento, entre outros.

A entrega dos selos faz parte da Campanha CEI Amigo do Peito, realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). A ação incentiva promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

A Rede Municipal possui mais de 2.500 unidades de educação infantil com atendimento de 0 a 3 anos (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIs), entre unidades diretas e parceiras. 

 

Unidades contempladas

A cada ano, a adesão das unidades vem aumentando. Desde 2018, a campanha vem reconhecendo mais unidades que incentivam o aleitamento materno com ações desenvolvidas nos eixos família, equipe e ambiente.

Em 2018, 93 unidades foram contempladas com o selo CEI Amigo do Peito. Em 2019, foram 280 selos. Em 2021 e 2022, 643 e 875 unidades foram reconhecidas com o selo, respectivamente.

Clique para ver a lista completa das unidades contempladas em 2023 e em anos anteriores.

Levantamento

A Coordenadoria de Alimentação Escolar também realiza anualmente o Monitoramento do Aleitamento Materno nas unidades de educação infantil de 0 a 3 anos. Segundo a Codae, esse ano 1.539 unidades participaram do monitoramento.  Com relação ao indicador “presença de mães amamentando no CEI”, houve aumento de 63% para 67% com relação aos dados de 2022.

Deste percentual, 23% das unidades tinham a presença de 1 mãe dentro da unidade amamentando, 62% tinham de 2 a 4 mães, e 15% contaram com a presença de mais de 5 mães amamentando no CEI.

Outro dado importante sobre o indicador é o tempo de permanência de cada mãe frequentando a unidade para amamentar: 27% das mães permaneceram amamentando no CEI por até duas semanas, 35% entre 1 e 2 meses e 38% permaneceram por mais de 2 meses amamentando na unidade.

Quanto ao indicador recebimento de leite materno para oferta”, houve aumento para 38% em 2023, um crescimento de 6% com relação ao ano anterior. Os dados foram desmembrados para saber, por exemplo, o número de mães que enviaram leite materno por unidade, sendo que 58% dos CEIs tiveram 1 mãe enviando o leite, 39% tinham de 2 a 4 mães, e em 3% das unidades mais de 5 mães enviaram o leite materno.

Foi possível monitorar ainda o tempo aproximado que cada mãe enviou o leite materno para oferta no CEI. Até duas semanas 23% das mães enviaram o leite materno; de 1 a 2 meses foram 35% das mães; e 42% enviaram por mais de 2 meses.

Além destes dois indicadores, ainda existem outros três: interesse de familiares em manter o aleitamento, projeto de incentivo ao aleitamento materno e ambiente disponível para amamentação.

Fazem parte do monitoramento os Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e Centros de Convivência Infantil (CCIs).

Conheça mais sobre a campanha

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn