Notícia na íntegra
CGE registra novo recorde e mínima
Dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), apontam que nesta quinta-feira (20/05) ocorreu a menor mínima média do ano com 11,7ºC na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, também classificada como a menor do ano, ocorreu em Engenheiro Marsilac, Zona Sul, com 6,6ºC.
O recorde anterior havia sido em 19/05/2021 com 12,8°C de média na cidade, e a menor mínima absoluta naquele mesmo dia foi em Capela do Socorro, Zona Sul, com 8,2°C.
"O tempo seco e o céu claro favoreceram a perda de calor, já que a cobertura de nuvens funciona como um cobertor, provocando uma madrugada ainda mais gelada na cidade”, explica Michael Pantera, meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo. “Nos próximos dias teremos novamente estas condições e as temperaturas também devem cair na madrugada. Dessa forma, os termômetros devem atingir valores próximos deste último recorde, podendo inclusive ultrapassá-lo”, complementa Pantera.
O CGE da Prefeitura de São Paulo mantém desde 2004 um banco de dados com as temperaturas registradas na cidade de São Paulo. Conforme esse acervo, os recordes dos últimos 17 anos são:
13/06/2016 - 3,5ºC de média na cidade.
13/06/2016 - -0,6 em Capela do Socorro, Zona Sul, foi a menor temperatura absoluta, aquela registrada em um único local.
24/07/2013 - 8,3ºC, a menor máxima média.
24/07/2013 - 7,6ºC em Parelheiros, Zona Sul e Freguesia do Ó, Zona Norte foi a menor máxima absoluta.
02/10/2020 - 37,3ºC maior máxima média.
27/09/2004 - 40,4ºC maior absoluta em Freguesia do Ó, Zona Norte.
"O tempo segue seco e estável, com temperaturas baixas nas madrugadas e em rápida elevação no decorrer do dia. Nos próximos dias também será observada uma grande amplitude térmica, com madrugadas geladas e sensação de calor durante as tardes”, comenta Pantera. “A umidade relativa do ar pode atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes", finaliza Pantera.
A sexta-feira (21) também deve começar gelada, com termômetros oscilando em torno dos 13ºC durante a madrugada. No decorrer do dia o sol predomina e espanta a sensação de frio, favorecendo a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 28°C. No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém não há previsão de chuva.
No sábado (22) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas de 25°C. "Entre o final da tarde e o início da noite a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e deve provocar chuvas na forma de pancadas", finaliza Pantera.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk