Notícia na íntegra
Chuva forte causa transbordamento de três córregos na zona leste
As chuvas fortes que atingiram a cidade de São Paulo na tarde deste sábado (9) causaram transbordamentos em dois córregos da zona leste, Lajeado e Rio Verde, e também no Rio Aricanduva. Por conta disso, as subprefeituras de Itaim Paulista, Aricanduva/Vila Formosa e Itaquera tiveram estado de alerta decretado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Na Subprefeitura de Itaim Paulista, o córrego Lajeado, que já havia transbordado no primeiro dia do ano, voltou a extravasar às 18h16, na região da Rua Barbalho de Lima. Apesar de nenhuma ocorrência de vítimas ou desabrigados ter chegado até a Defesa Civil da região, as equipes, em conjunto com os funcionários da limpeza, estão realizando varreduras nos córregos da região, além do Lajeado, também no Três Pontes e Água Vermelha para prestar apoio aos moradores.
Em Itaquera, o córrego Rio Verde transbordou por volta das 18h26, atingindo casas em três ruas: Padre Viegas de Menezes, Tomazo Ferrara e Ursulina D'Ângelo. A altura da água chegou a 30 centímetros em algumas residências, a Defesa Civil foi até o local prestar apoio aos moradores, mas já está escoando e após a secagem, a equipe de limpeza da Subprefeitura atuará na área para o serviço de rescaldo.
O Rio Aricanduva, na região da Subprefeitura de Aricanduva/Vila Formosa transbordou às 18h52, na altura do número 500, próximo ao Piscinão 5. De acordo com a Subprefeitura da região, a Defesa Civil já está no local avaliando a situação, mas os moradores que tiveram casas atingidas não desejam ir para abrigos, por isso, assim que a água escoar completamente, a equipe de limpeza também fará o rescaldo.
As três subprefeituras deixaram o estado de alerta às 20h45, assim como o restante da zona leste, que estava com estado de atenção para alagamentos decretado.
O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Thomaz Garcia, informou que os problemas na zona leste foram causadas pelo grande volume precipitação, que ficou concentrada e estacionada na região por mais de uma hora e meia. A situação foi causada pela entrada da brisa marítima na região do ABC, que diminuiu a velocidade de deslocamento das áreas de instabilidade vindas do Interior, que encontraram ambiente propício como calor e disponibilidade de umidade.
De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, na Subprefeitura de Itaquera, onde transbordou o Córrego Rio Verde, o índice pluviométrico medido até às 20 horas foi de 104 milímetros, o correspondente a mais de 40% do previsto para todo o mês. Os índices em Aricanduva, onde transbordou o rio de mesmo nome, e em Itaim Paulista, onde extravasou o córrego Lajeado também foram altos, com respectivamente, com 66 e 59,2 milímetros.Em toda a cidade, o CGE registrou média de 29 milímetros de índice pluviométrico, o que corresponde a mais de 10% da média esperada para o mês.
Índices pluviométricos registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE:
Veja os pontos de alagamento em tempo real no site do CGE
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk