Notícia na íntegra

Domingo, 14 de Março de 2021 | Horário: 18:03
Compartilhe:

Chuva: Término do estado de atenção na Zona Norte e Marginal Tietê

Zona Leste permanece em monitoramento

Prefeitura de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Defesa Civil do município, acompanha a chuva que neste momento atinge a cidade.

As instabilidades que se formaram na capital paulista devido à combinação de calor e entrada da brisa marítima estão perdendo força gradualmente, porém ainda há chuva moderada a forte entre os bairros da zona leste de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Lajeado e os municípios de Poá, Itaquá e Guarulhos. Ainda na próxima meia hora, as instabilidades tendem a se deslocar para a região do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Acompanhe a situação da chuva online pela cidade no site do CGE: https://www.cgesp.org/v3/index.jsp 

Fim do estado de atenção para alagamentos:

  • Zona Norte das 16h15 às 17h48
  • Marginal Tietê das 16h15 às 17h48


Permanece em atenção para alagamentos:

  • Zona Leste desde às 15h36


Conforme dados parciais do CGE da Prefeitura de São Paulo, até às 17h40 havia chovido cerca de 1,73mm, porém em outros locais, os valores foram:

  • Centro - 0,40mm
  • Zona Norte - 3,68mm
  • Zona Leste - 3,69mm
  • Zona Oeste - 0,0mm
  • Zona Sul - 0,39mm


Maiores índices registrados pela Rede Telemétrica do Alto-Tietê, até as 17h40: 

  • Rio Verde - Rua Cunha Porã - 18,2mm
  • Rio Tietê - Barragem Móvel Penha Montante - 13,8mm
  • Córrego Itaquera Mirim 1 - 10,4mm
  • Córrego Franquinho - Av. Dom Hélder Câmara -   6,5mm


Maiores índices registrados pelas Estações Meteorológicas Automáticas do CGE, da Prefeitura de São Paulo, até as 17h40:

  • Tremembé - 12,2mm
  • Freguesia do Ó - 10,2mm
  • Itaquera -   4,8mm
  • Penha - Rincão - 4,2mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

 

Tendência para os próximos dias:
A última semana do verão começa com condições típicas, ou seja, com sol, calor e chuvas isoladas em forma de pancadas entre o meio das tardes e o início das noites.

A segunda-feira (15) será ensolarada e quente. Durante a tarde, o calor e a entrada da brisa marítima favorecem o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, mas com moderada a forte intensidade e potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 19°C ao amanhecer e 30°C à tarde.

Na terça-feira (16), o cenário atmosférico não muda. A temperatura permanece elevada. Mínima de 19°C e máxima de 31°C.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn