Notícia na íntegra
Chuva: término do estado de atenção para alagamentos às 16h12
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura informa término do estado de atenção para alagamentos às 16h12 nas zonas Norte, Leste e Marginal Tietê.
Acompanhe o monitoramento das condições meteorológicas da cidade de Sâo Paulo no site do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)
As áreas de instabilidade formadas pelo calor e a brisa marítima, que se formaram na região da Serra da Cantareira, e atuaram com forte intensidade na capital paulista, de forma isolada e lenta, já perderam força. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura mostram apenas precipitação fraca na Zona Leste, na subprefeitura da Mooca.As próximas horas seguem com previsão de tempo abafado e possibilidade de chuva rápida e isolada no período da noite.
Segundo dados parciais do CGE, até as 16h12 havia chovido 1,3mm na Cidade. Em outros locais os valores foram:
Zona Norte - 4,4mm
Zona Leste - 1,0mm
Zona Sul - 0,3mm
Zona Oeste - 0,5mm
Maiores índices registrados pela rede telemétrica do alto-tietê, até às 16h12:
Córrego Tremembé - R. Garabed Gananian - 22,0mm
Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura, até as 16h12:
Vila Maria/Guilherme - 18,0mm
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias
As recentes simulações numéricas de previsão do tempo seguem indicando que a semana será marcada por muita chuva sobre o estado paulista, Região Metropolitana e capital. As temperaturas estarão acima da média durante as tardes que, associadas à infiltração da brisa marítima, mantêm elevados os índices pluviométricos.
Na quinta-feira (17) o quadro sinótico não sofre alteração. Temperatura mínima em torno dos 20°C e sol entre nuvens entre a parte da manhã e o começo da tarde. Mais uma vez, as precipitações mais intensas devem ser registradas entre o fim da tarde e à noite, com risco para a formação de alagamentos e transbordamento de córregos. O solo encharcado eleva o potencial para deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco. A máxima prevista é de 29°C.
A sexta-feira (18) terá sol entre muitas nuvens e calor. Entre o meio da tarde e a noite, a combinação de tempo abafado e grande disponibilidade de umidade gera áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk