Notícia na íntegra
Chuvas da madrugada deixam cidade em estado de atenção
Atualizada às 20h19
A chuva que atingiu São Paulo durante a madrugada deste sábado (3) fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) decretasse estado de atenção no período de 3h40 às 4h55. Até às 20h25, a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras registrou 20 quedas de árvores por toda a cidade e 8 pontos de alagamentos nas subprefeituras de Vila Maria/Vila Guilherme, Santana, Butantã, Lapa e Pinheiros, de acordo com o CGE.
Por volta das 4h, uma árvore caiu no Terminal Bandeira, região central, fazendo com que o acesso das linhas 202 Parque Dom Pedro - Terminal Bandeira (trólebus) e 9300 Terminal Bandeira - Casa Verde (ônibus) fosse interditado. Por ter atingido a fiação e a rede aérea, os pontos de parada foram transferidos para fora do terminal até que técnicos da SPTrans, agentes do Corpo de Bombeiros, Eletropaulo e da Subprefeitura da Sé realizassem os reparos devidos. A árvore foi removida no final da tarde , o local liberado e na próxima segunda-feira (5) serão removidos os galhos restantes.
A árvore também atingiu uma passarela que faz a ligação do terminal com a Rua Santo Antônio e o Metrô Anhangabaú, deixando o acesso indisponível até o início da noite, quando as equipes realizaram as intervenções necessárias para garantir a segurança dos pedestres.
De acordo com o CGE, a propagação de uma área de instabilidade vinda do interior provocou pancadas de chuva, que apresentaram pontos de forte intensidade com rajadas de vento e descargas elétricas. Entretanto estas precipitações ocorreram de forma passageira, em função da rápida velocidade de deslocamento do sistema, o que diminuiu o potencial para formação de alagamentos.
Os maiores índices pluviométricos foram registrados na Freguesia do Ó (25,5mm), Anhembi (21,4mm) e Butantã (21,2mm).
Alagamentos
Dos oito pontos de alagamentos registrados pelo CGE, um deles ficou intransitável na Marginal Tietê, próximo a Ponte Presidente Jânio Quadros. Clique aqui e acompanhe em tempo real.
Semáforos
Durante a chuva, 28 semáforos ficaram apagados, 10 permaneceram em amarelo intermitente e em outros 17 locais apresentaram falhas (embandeirado, estacionado, com fase apagada ou conflitante). Atualmente a cidade possui 6.294 cruzamentos semaforizados.
A Prefeitura está executando um Plano de Recuperação Semafórica da cidade. Até o momento, 4.537 semáforos foram recuperados, 648 controladores foram substituídos e mais de 1.000 nobreaks, com capacidade para manter o sistema em operação por até duas horas, foram instalados. A CET conta com 28 equipes de campo, que são acionadas imediatamente para restabelecer a operacionalidade do sistema no menor prazo de forma a garantir a segurança e minimizar os transtornos à população.
Previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com o CGE, a propagação de uma frente fria pelo oceano deve mudar o tempo no fim de semana, provocando chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas.
O sábado (03) começou com maior nebulosidade, porém o sol pode aparecer entre muitas nuvens no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20ºC e máximas de 26ºC. As chuvas associadas com a propagação do sistema frontal ocorrem na forma de pancadas isoladas, alternadas com períodos de melhoria.
No domingo (04) o sistema frontal se afasta para o oceano, porém os ventos úmidos que passam a soprar do oceano deixam o tempo fechado com chuvas fracas e chuviscos, além de provocar declínio significativo das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 16ºC, enquanto que as máximas devem permanecer abaixo dos 22ºC.
Leia também:
Ações da Prefeitura ajudam a minimizar transtornos nos dias de chuva
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk