Notícia na íntegra
Chuvas de novembro ultrapassam média histórica da cidade
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), neste ano o mês de novembro teve chuvas bem distribuídas, com elevação do acumulado mensal. Comparado a novembro de 2014, choveu o dobro do esperado: foram 150,5 milímetros no ano passado contra 249,5 milímetros neste ano, o que corresponde a mais de 76% da média histórica do período. Para amenizar os transtornos ocasionados pela chuva, desde2013 a Prefeitura elabora um Plano Preventivo, que organiza as informações e as ações da administração para minimizar o impacto esperado junto à população.
Ao todo, foram 25 dias com registro de precipitação, alguns deles com chuvas volumosas. Os dias 1, 2, 4, 17 e 29 apresentaram acumulados diários superiores a 20 milímetros e totalizaram 151,1 milímetros, mais de 60% dos 249,5mm registrados ao longo de todo o mês. O destaque ficou por conta do dia 2, que registrou 39,6 milímetros, correspondentes a mais de 30% dos 129,5 milímetros esperados para novembro.
A forte intensidade do El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial, adiantou o início da estação chuvosa na capital paulista, causando precipitação mais frequente e volumosa. O fenômeno muda a direção dos ventos em altitude, provocando aumento das temperaturas. Este cenário deve ser observado nos próximos três meses.
Foram registradas temperaturas mínimas acima da média, apenas com algumas madrugadas um pouco mais frias. A média mensal das temperaturas máximas foi de 26,9°C, o que corresponde a 0,4°C acima do valor médio histórico dos últimos dez anos.
Alagamentos
A comparação entre as diversas subprefeituras mostra que as chuvas também foram distribuídas pela cidade. O destaque ficou para a Lapa, que recebeu um volume de 365,6 milímetros de chuva. Na sequência, os maiores acumulados foram registrados em Parelheiros, com 320,8 milímetros, e Jabaquara, com 308,9 milímetros. O menor acumulado ocorreu em Itaquera, na zona leste, com 162,9 milímetros.
Ao longo do mês, foram registrados 96 pontos de alagamentos, 62 deles transitáveis e 34 intransitáveis. Os dias 5 e 29 de novembro foram os que tiveram o maior número de ocorrências, com 23 pontos cada.
Semáforos
A média diária de funcionamento dos semáforos em novembro foi de 99.7%. Atualmente a cidade possui 6.294 cruzamentos semaforizados. A situação na rede semafórica pode ser acompanhada em tempo real no site Sinal Verde.
A Prefeitura está executando um Plano de Recuperação Semafórica da cidade. Até o momento, 4.589 semáforos foram recuperados, sendo que 1.129 receberam nobreaks, 705 foram equipados com controladores e 350 com GPRS. O objetivo alcançado no ano passado, e que deve ser repetido neste ano, é de registrar problemas em até 1% dos semáforos (de um total de mais de seis mil) em dias sem chuvas e de até 2% em situação de chuvas.
Leia também:
Prefeitura apresenta ações da Operação Chuvas de Verão 2015/2016
Prefeitura investe em obras de drenagem para combater enchentes
Prefeitura conversa com Ministério Público para viabilizar piscinão na Vila Madalena
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

