Notícia na íntegra

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2016 | Horário: 19:09
Compartilhe:

Chuvas fortes na zona oeste representam quase 50% do esperado para o mês

Nesta sexta-feira (21) seis subprefeituras estão em estado de atenção para escorregamentos

Atualizado em 21 de outubro, às 10h30
 

As fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira (20) na zona oeste da capital representaram quase 50% do volume esperado para o mês de outubro. Na manhã desta sexta-feira (21) seis subprefeituras tiveram estado de atenção para escorregamentos, decretado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE): Lapa e Butantã, na zona oeste; Casa Verde, Freguesia do Ó/Brasilândia, Perus e Pirituba/Jaraguá, na zona norte.

Durante o temporal, na região do Mercado da Lapa, um homem foi eletrocutado por conta da queda da fiação elétrica e socorrido para a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) do Hospital Sorocabana, mas não resistiu e morreu.

A passagem subterrânea Toca da Onça, na região da Lapa, foi inundada durante as chuvas. O local possui bomba de drenagem que auxilia no escoamento das águas. Na madrugada desta sexta-feira (21), agentes da subprefeitura efetuaram a limpeza do local, que já está aberto aos pedestres.

A região oeste foi a mais atingida pelas águas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Somente no medidor da Lapa, foram registrados 64,6 mm de chuva. Na subprefeitura Pirituba/ Jaraguá, foram registrados 58,4 mm de precipitação e 47,6 mm em Pinheiros. O esperado para todo o mês de outubro é de 110 mm.

A média em toda a capital paulista foi de 13,1 mm e na zona oeste, chegou a 49,8 mm, a maior da cidade – quase 50% do esperado para todo o mês de outubro. “As altas temperaturas, combinadas com a entrada do ar frio do mar, causaram essa chuva, que foi semi-estacionária e não teve um deslocamento rápido. Choveu em grande quantidade e por um longo tempo em uma mesma região, que foi essa da zona oeste”, afirmou o meteorologista do CGE Adilson Nazário.

Em Perus, o volume pluviométrico registrado foi de 41,6 mm. O CGE decretou estado de alerta na região às 18h25 por conta do extravasamento do Córrego Perus, na região da Praça Inácio Dias. O estado de alerta permaneceu até as 19h, quando toda a cidade retornou ao estado de observação. Outras regiões entraram em estado de atenção, mas também retornaram à observação.


Estado de atenção para alagamentos na quinta-feira (20):
Zona Oeste                                                                  das 16h50 às 19h00

Zona Sudeste                                                               das 16h50 às 18h20

Centro                                                                         das 16h50 às 18h20

Marginal Pinheiros                                                        das 16h50 às 19h00

Subprefeitura de Santo Amaro                                     das 16h50 às 18h20

Subprefeitura de Campo Limpo                                    das 16h50 às 18h20

Subprefeitura de M Boi Mirim                                        das 16h50 às 18h20

Zona Norte                                                                     das 16h50 às 19h00

Marginal Pinheiros                                                         das 16h50 às 19h00



Estação de atenção para escorregamento nesta sexta (21):
Subprefeitura Lapa

Subprefeitura Butantã

Subprefeitura Casa Verde

Suprefeitura Freguesia do Ó/Brasilandia

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

Subprefeitura Perus


Estações meteorológicas do CGE
Butantã – 37,1mm

Perus – 41,6 mm

Pirituba/ Jaraguá – 58,4 mm

Lapa – 64,6 mm

Pinheiros – 47,6 mm

Sé/CGE – 8,5mm


Alagamentos
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram registrados dois alagamentos intransitáveis na quinta-feira (20), ambos na zona oeste. Um na rua Guaicurus, na Lapa, foi extinto às 18h48, e outro, na avenida dos Tajuras, que permaneceu até as 20h. Na manhã desta sexta-feira (21) não há pontos de alagamento ativos.

A Prefeitura de São Paulo está executando o maior plano de obras de combate a enchentes dos últimos anos, cujo objetivo é aumentar em mais de 50% a atual capacidade de reserva de água na cidade.  Há 13 grandes obras de drenagem viabilizadas pela atual gestão – cinco em obras e oito contratadas (que já podem ser iniciadas). Destas obras, três estão em fase adiantada: Ponte Baixa (M’Boi Mirim), Cordeiro – fase 1 (Cidade Ademar) e Sumaré/Água Preta (Lapa).

Além das obras de macrodrenagem, a atual gestão municipal concluiu 82 obras do Programa de Redução de Alagamentos, que são intervenções de microdrenagem, das quais 50 foram realizadas pela Sirub e 32, pelas subprefeituras. Outras 12 obras deste mesmo porte foram contratadas.


Semáforos
Segundo a ferramenta Sinal Verde da CET, às 8h50 desta sexta-feira, 98,46% dos semáforos estavam em operação em toda a capital paulista e 1,58% não estavam em operação, dos quais 0,72% passavam por manutenção e 0,81% deixaram de operar por falta de energia elétrica.

Na atual gestão, a Prefeitura executa um Plano de Recuperação Semafórica da cidade e, até agosto de 2016, modernizou 4.950 dos 6.335 cruzamentos semaforizados, implantou 1.400 nobreaks, 1.000 controladores e 1.800 dispositivos de detecção de falhas (GPRS).

O objetivo alcançado no ano passado, e que deve ser repetido nesse ano, é de registrar problemas em até 1% dos semáforos (de um total de mais de seis mil cruzamentos da cidade) sem chuvas e de até 2% em situação de chuvas.


Árvores
De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências Críticas (SGOC), foram registradas 101 quedas de árvores. A região mais afetada pelo problema também foi a zona oeste, com 43 registros na Lapa e 27, em Pinheiros. As subprefeituras trabalham nesta manhã para a remoção das árvores atingidas.

Em agosto de 2015, a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA), para otimizar ações como podas, remoções e plantio de árvores e reduzir o risco de queda de espécies nas vias da cidade durante o período de chuvas. Durante o plano, foram executadas 15.123 podas e 2.028 remoções de árvores, além de 1.695 plantios. As operações do PIMA se concentraram nas subprefeituras Butantã, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Santo Amaro, Sé, Vila Mariana e Vila Prudente, regiões consideradas críticas, com maior incidência de quedas de acordo com levantamento da Prefeitura. Juntas essas regiões têm 42% das árvores do viário paulistano, mas respondeu por 62% das quedas registradas nos últimos dois anos. As oito subprefeituras também correspondem a 44% das demandas oriundas de munícipes via Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Além do PIMA, o manejo tem sido intensificado e aprimorado desde 2013, conduzido principalmente pelas secretarias do Verde e do Meio Ambiente, responsável pela distribuição de mudas e programas de compensação ambiental, e Coordenação de Subprefeituras, que lidera as equipes de poda, remoção e replantio.

As subprefeituras realizam vistorias constantes nas árvores da cidade, por meio de programação e denúncias de munícipes. Quando o exemplar apresenta necessidade de intervenção, como poda ou remoção, o engenheiro agrônomo faz um laudo técnico indicando as condições da espécie arbórea e o serviço necessário. Após autorização do serviço, publicado em Diário Oficial, o pedido entra no cronograma para ser executado pelas equipes de áreas verdes da subprefeitura responsável. Neste ano, até agosto de 2016, foram realizadas 64.772 podas de árvores na cidade.


Rajadas de vento:
Aeroporto de Cumbica, Cidade de Guarulhos, às 18h - 44,5km/h

Aeroporto do Campo de Marte, Zona Norte, às 17h07 - 66,7km/h

INMET - Zona Norte - 44,3km/h


Queda de Granizo:
Ponte Morumbi sentido Interlagos, às 16h41

Itaim Bibi, Zona Oeste, às 16h50


Previsão do clima
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, nesta sexta-feira (21) a presença de uma frente fria no litoral paulista mantém toda área leste da cidade com muitas nuvens e chuvas mais leves ao longo do dia. O risco de temporais diminuiu significativamente na capital. O ar mais frio também ameniza o forte calor registrado nos últimos dias. A máxima hoje não supera os 23ºC, com taxas de umidade do ar entre 60% e 95%.

O sábado (22) segue com muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia, principalmente em função de ventos úmidos que passam a soprar do oceano. Os termômetros variam entre mínimas de 17°C e máximas que oscilam em torno dos 22°C. 

No domingo (23) pouca coisa muda em relação às condições meteorológicas. O dia amanhece sol entre muitas nuvens e termômetros em torno dos 17ºC.  Durante a tarde, a máxima chega aos 25ºC, com taxas de umidade do ar entre 60% e 82%. As chuvas voltam a ocorrer no período da tarde de forma isolada e menor intensidade e com chuviscos no período da noite.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn