Notícia na íntegra

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014 | Horário: 10:16
Compartilhe:

Chuvas: todas as regiões deixam estado de atenção para alagamentos

Por conta das chuvas que atingem São Paulo desde o início da tarde desta quinta-feira (16), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos às 13h para as zonas Norte, Oeste e Centro, incluindo as marginais Pinheiros e Tietê. As zonas Leste, Sul e Sudeste entraram em estado de atenção por volta das 13h27. Todas as regiões retornaram para o estado de observação às 15h15, com exceção da Zona Sul, que voltou às 16h.

Às 16h, existiam 13 pontos de alagamento ativos na cidade, sendo três intransitáveis e dez transitáveis. Os acúmulos de água intransitáveis estão na Mooca, na rua Casemiro de Abreu com a Silva Telles e também na rua Barra do Tibaji na Sé, além da avenida Professor Abrão de Morais, no Ipiranga. As subprefeituras das regiões já foram acionadas. No período, São Paulo teve ainda outros cinco alagamentos, que estão inativos. Durante todo o dia até às 16h, foram registradas ainda quedas de nove árvores e 63 semáforos desligados. 

As chuvas começam a diminuir na Capital paulista. Imagens de radar meteorológico apontam chuvas fortes somente no extremo sul, entre os bairros de Cidade Ademar e Capela do Socorro. A mesma área de instabilidade também atinge de maneira forte os municípios do ABC paulista, assim como Cotia, Embu e parte de Itapecerica da Serra. Até às 15h35, os bairros que registraram maiores precipitações nesta tarde foram a Freguesia do Ó com 65,5 milímetros, Santo Amaro (32,8mm), Anhembi (31,2mm), Santana (26,5mm), Itaquera (16,8mm) e Penha (14,8mm). 



Regiões em estado de atenção para deslizamentos
Com as chuvas dos últimos dias, o solo encontra-se bastante encharcado, portanto requer cuidado para possíveis deslizamentos de terra em áreas de risco da cidade. As seis subprefeituras da Zona Leste, Guaianases, Vila Prudente, Cidade Tiradentes, Penha, São Mateus e Aricanduva que entraram em estado de atenção nesta semana ainda permanecem. As regiões de Cidade Ademar, Perus e Butantã também se encontram em estado de atenção para deslizamentos.

As regiões de São Miguel Paulista e Freguesia do Ó foram colocadas em em estado de atenção para escorregamentos às 13h35 desta quinta-feira (16). Esse tipo de alerta é emitido quando as regiões tiveram chuvas acumuladas de 72 horas e têm previsão de continuidade.

Atenção para enchentes
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil colocou às 13h20 desta quinta-feira (16) as regiões de Santana, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Vila Maria, Vila Guilherme e Casa Verde estão em estado de atenção para enchentes. A medida é preventiva, pois há previsão de chuvas, o que pode causar enchentes.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn