Notícia na íntegra

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020 | Horário: 17:17
Compartilhe:

Clima: estado de atenção para alagamentos, às 16h40

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura decretou estado de atenção para alagamentos na cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (28). 

Confira a atualização no site do CGE: https://www.cgesp.org.

Estado de atenção para alagamentos

Jaçanã/Tremembé, Zona Norte, às 16h40
Santana, Zona Norte, às 16h40
Vila Maria/Vila Guilherme, Zona Norte, às 16h40
Penha, Zona Leste, às 16h40
Ermelino Matarazzo, Zona Leste às 16h40
São Miguel Paulista, Zona Leste, às 16h40
Itaim paulista, Zona Leste, às 16h40

O calor e a entrada da brisa marítima formou nuvens caregadas sobre a região de Mairiporã e Franco da Rocha com deslocamento lento em direção a região do Jaçana/Tremembé, Zona Norte, onde chiva forte de forma isolada em alguns bairros como Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi e Vila Medeiros.

Imagens do radar meteorológico mostram que essas instabilidades seguem para a cidade de Guarulhos, podendo atingir alguns bairros da Zona Leste, postos em atenção preventivamente.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Próximos dias com temperaturas elevadas, acima dos 30°C, baixos percentuais de umidade do ar e o retorno das chuvas em forma de pancadas isoladas a partir da quarta-feira (29). A sensação será de tempo abafado, principalmente no período das tardes.

Na quarta-feira (29) o cenário atmosférico começa a dar sinais de mudança. O ar seco começa a perder força e a previsão é de pancadas isoladas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite na RMSP e Capital. A madrugada deve registrar temperatura média de 18°C e a máxima atinge os 31°C nas horas de maior aquecimento, com percentuais de umidade do ar acima dos 42%.  

Na quinta-feira (30) o dia começa com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 20°C, com índices de umidade do ar entre 38% e 90%. A chegada da brisa marítima no fim da tarde gera condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus, que provocam precipitação de forte intensidade, com potencial para a formação de alagamentos.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn