Notícia na íntegra
Clima: estado de atenção para alagamentos na Zona Leste
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura alerta para o estado de atenção em alguns pontos da cidade por causa de alagamentos em decorrência das chuvas. Acompanhe a situação pelo site do CGE: www.cgesp.org.br.
Estado de atenção para alagamentos
Zona Leste, às 15h45
Áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade associadas a aproximação de uma frente fria, voltam a causar chuva forte na Capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram precipitação forte nos bairros do Brás, Mooca, Belém, Penha Tatuapé e Pari.
Nas próximas horas são esperados elevados volumes de precipitação generalizada, que devem ser registradas até o fim do dia e na próxima madrugada, onde o potencial é alto para transtornos como, transbordamento de rios e córregos, alagamentos intransitáveis e quedas de árvores em decorrência das rajadas de ventos.
O potencial para deslizamentos de terra em áreas de risco também é elevado em função do solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A madrugada da sexta-feira (21) promete ser chuvosa, com precipitação generalizada de moderada a forte intensidade. Esse quadro se estende pela manhã, elevando dessa forma o volume médio de precipitação na Capital. As chuvas começam a perder intensidade a partir do meio da tarde, onde o dia deve terminar com céu encoberto, chuvas fracas e chuviscos. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul/sudeste. Por conta das chuvas e da grande nebulosidade as temperaturas não sobem muito. A máxima chega aos 24°C com percentuais de umidade do ar acima dos 65%. O solo encharcado mantém o risco de deslizamento de encostas.
Com a passagem do sistema frontal por São Paulo, o sábado (22) deve começar com céu encoberto, chuviscos ocasionais e temperaturas mais baixas do que nos dias anteriores. Mínima de 18°C e máxima em torno dos 21°C. O dia será marcado por céu encoberto, chuvas fracas e chuviscos intermitentes e sem risco de temporais.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk