Notícia na íntegra
Clima: novo estado de atenção para alagamentos
A Prefeitura de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), informa que as Zonas Oeste e Sudeste e a Marginal Pinheiros encontram-se em estado de atenção para alagamentos desde às 17h42. As Zonas Leste e Sul e a Subprefeitura de Parelheiros, na Zonal Sul, permanecem estado de atenção.
As áreas de instabilidade, formadas pela combinação do calor com a atuação da brisa marítima, continuam atuando de forma isolada e lenta na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo confirmam chuva moderada nas Zonas Sul, nas subprefeituras de Campo Limo e M Boi Mirim e na Zona Oeste, na subprefeitura do Butantã. Há potencial para queda de árvore, deslizamentos de terra e formação de alagamentos.
Conforme os meteorologistas do CGE, uma grande área de chuva leve, por vezes forte e moderada, segue em direção à capital paulista, mantendo o tempo instável nas próximas horas.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias:
A manhã de quarta-feira (10) também deve começar com muitas nuvens, aberturas de sol e temperatura em elevação. Os termômetros devem aferir 18°C na madrugada e máxima de 27°C nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade do ar seguem elevadas e acima dos 50%. Novamente o calor associado com a infiltração da brisa marítima no fim da tarde provoca pancadas isoladas de chuva de curta duração, porém com intensidade moderada a forte em alguns bairros da Capital.
Na quinta-feira (11), o cenário atmosférico não muda muito. Madrugada com termômetros na faixa dos 18°C, sol entre nuvens no decorrer do dia e pancadas rápidas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos no período da tarde. A temperatura máxima atinge 27°C, com percentuais mínimos de umidade do acima dos 45%.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk