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Quinta-feira, 1 de Outubro de 2015 | Horário: 07:28
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Controladoria vai divulgar respostas de mais de 6.500 pedidos de informação

Em comemoração do Dia Internacional do Direito de Saber, na última segunda-feira (28), a Prefeitura de São Paulo disponibilizou ao público as respostas de mais de 6.500 pedidos de informação de munícipes, que passaram a ser divulgadas no Portal da Transparência. Os dados estão sendo tratados pela Controladoria Geral do Município (CGM) para remoção de informações pessoais, que são protegidas pela legislação.



Até o momento, foram incluídos todos os pedidos realizados desde o início da operação do Sistema e-SIC, em agosto de 2012, até maio de 2015. Além da divulgação das bases em formato aberto, a CGM está desenvolvendo a plataforma “Pedido Respondido!”, onde será possível consultar as informações de forma rápida por palavra-chave e por órgão da Prefeitura.  



Em fase de testes, a plataforma será lançada durante um Café Hacker no dia 15 de outubro, na Galeria Olido, no centro (veja mais detalhes abaixo). O site está sendo desenvolvido pela equipe da CGM em software livre, e o código ficará disponível em repositório público.



“Trata-se de uma iniciativa inédita e que vai contribuir muito para aprimorar a qualidade da informação que a Prefeitura presta aos cidadãos”, afirma o controlador geral do Município, Roberto Porto. “Além disso, otimizamos o trabalho dos órgãos públicos, já que o cidadão pode pesquisar se a pergunta que gostaria de fazer já foi respondida antes”.  



Após o lançamento do site “Pedido Respondido!”, a CGM pretende adotar uma rotina para atualizar as bases de forma permanente, no início a cada dois meses. A rotina envolve analisar o conteúdo dos pedidos e ocultar trechos em que há informações pessoais (nomes, números de documento, endereços etc.), inclusive dos anexos das respostas.


 


Café Hacker


O projeto Café Hacker é uma metodologia criada pela CGM e realizada em parceria com outros órgãos municipais para envolver a sociedade no processo de abertura de dados públicos.



Nos encontros, programadores, jornalistas, pesquisadores, ativistas e quaisquer outros interessados se reúnem para apresentar demandas e discutir a forma de disponibilização dos dados. Ao todo, já foram realizados 13 encontros, todos registrados no blog http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/.



Na edição do próximo dia 15, com o tema “Pedidos de Informação”, o objetivo será discutir a base de pedidos respondidos e a plataforma de consulta construída em software livre.


 


Serviço:
Café Hacker
Data: 15 de outubro

Horário: das 18h30 à 21h30
Local: Sala Olido
Endereço: Avenida São João, 473

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