Notícia na íntegra
Prefeitura promove encontro com entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) realizou no dia 25 de julho, quinta-feira, um encontro com 50 entidades beneficiadas pelo programa Banco de Alimentos. O objetivo do encontro foi apresentar ações que combatam o desperdício de frutas, legumes e verduras, além de destacar a importância da segurança alimentar e nutricional.
A reunião, organizada no CEU Azul da Cor do Mar, na zona leste da capital, teve o apoio de nutricionistas do Conselho Regional de Nutrição – CRN, que contribuíram no debate. Na oportunidade, a equipe técnica da Cosan deu dicas de aproveitamento integral de alimentos utilizando cascas, talos e folhas de legumes, frutas e verduras.
“O programa de combate ao desperdício e à perda de alimentos além de destinar frutas, legumes e verduras em boas condições de consumo para pessoas em situação de vulnerabilidade, reduz o índice de resíduos orgânicos que antes eram encaminhados para aterros sanitários. A iniciativa promove também a empregabilidade e a qualificação beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, responsáveis pela coleta, triagem e encaminhamento dos alimentos para as entidades assistenciais cadastradas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Atualmente, o programa Banco de Alimentos atende mais de 300 entidades assistenciais cadastradas, responsáveis pela produção de refeições e/ou sacolas de alimentos perecíveis, que são distribuídas para a comunidade gratuitamente. Além do programa de combate ao desperdício de alimentos, a iniciativa recebe doações de instituições privadas, redes atacadistas e varejistas.
Sobre o Banco Municipal de Alimentos
O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo é um equipamento de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk