Notícia na íntegra

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 | Horário: 15:10
Compartilhe:

Crianças abrigadas pela Prefeitura visitam a exposição Castelo Rá-Tim-Bum

A tarde desta quarta-feira (21) foi mais divertida do que o de costume para 24 crianças e jovens que hoje vivem em dois dos Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica): o Reviver e Marly Cury, ambos localizados em Pinheiros, na zona oeste da capital. Isso porque eles tiveram a oportunidade de visitar a exposição Castelo Rá-Tim-Bum, no Museu da Imagem e do Som (MIS).



A atividade é uma iniciativa do programa “São Paulo Carinhosa”, que tem como um de seus objetivos o estímulo à inclusão das crianças na agenda cultural da cidade. A primeira-dama Ana Estela Haddad, coordenadora do programa, acompanhou a visita. Ao final da atividade, todos puderam ainda bater um papo com o ator Sérgio Mamberti, que interpretou o tio Victor na série infantil.



"Essa exposição está muito disputada. As pessoas estão chegando de madrugada para conseguir ingresso. Nós conseguimos trazer essa turminha, que visivelmente se divertiu muito. Eu me surpreendi que muitos deles ainda assistem a série, que ainda está passando na TV Cultura", afirmou Ana Estela.



J. S., de 10 anos, adorou a visita. "Gostei de tudo, mas o mais legal foi ver o o ratinho e descobrir que na verdade ele é feito de massinha", disse. Já sua irmã, V.S., de 8 anos, ficou encantada com a presença do ator Sérgio Mamberti. "É legal ver que ele realmente existe, que é uma pessoa de verdade como a gente", afirmou.



J.W., de 13, também ficou surpreso com os bastidores da série. "É sensacional ver como tudo era feito, ver que grande parte dos personagens eram bonecos que eram movimentados por outras pessoas", disse.



Durante a conversa com as crianças e jovens, Mamberti destacou o papel da série infantil por várias gerações. A série estrou em 1997, mas até hoje é televisionada. "O público do Castelo vai se renovando. Acho que essa é a sua maior qualidade. Eu acho que é pra isso que a arte e a cultura são importantes. Além disso, o Castelo é altamente educativo, sem aborrecer a criança. Tenho uma longa carreira de ator, mas considero o trabalho do Rá-Tim-Bum a coisa mais importante justamente porque ele é formador", disse.



A visita ao MIS não foi a primeira atividade cultural realizada pelo São Paulo Carinhosa com crianças abrigadas. Ao longo do ano passado, por exemplo, crianças e jovens de diferentes abrigos visitaram a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, assistiram ao espetáculo "O Rei Leão" e acompanharam ainda um concerto de música voltado para pessoas com deficiência.



"O que a gente está tendo de retorno é que a relação das crianças com os educadores está melhor, mais próxima, pois [com as atividades culturais] cria-se mais elementos para eles discutirem, conversarem e isso está ajudando [a relação entre eles]", afirmou Ana Estela.



Fotos para download:
Crédito para Heloisa Ballarini/Secom


Foto 1Foto 2Foto 3Foto 4Foto 5

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn