Notícia na íntegra
Crianças participam de projeto arquitetônico para revitalizar praça na região central
Como parte das comemorações do primeiro ano do programa São Paulo Carinhosa, da Prefeitura de São Paulo, entidades que integram a ação municipal apresentaram neste sábado (6) o projeto arquitetônico para revitalização da Praça José Luiz de Mello Malheiro, no Glicério, região central da cidade. O projeto é resultado do curso “A Voz da Criança no Projeto de Arquitetura - Escuta Glicério”, e foi desenvolvido com a participação de crianças que moram em habitações coletivas da região central.
O projeto da praça foi elaborado com a orientação de profissionais da consultoria de projetos sociais e urbanos Criacidade, com o apoio da Associação Fábrica da Cidadania e com a participação de estudantes de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Por meio de oficinas lúdicas, as crianças puderam dar sugestões do que queriam fazer na praça e quais brinquedos gostariam de brincar.
A coordenadora da Política de Desenvolvimento da Primeira Infância e primeira-dama, Ana Estela Haddad, acompanhou a apresentação do projeto arquitetônico. Ela classificou como fundamental a possibilidade de ouvir as crianças para saber o que elas identificam como prioridade.
“Quando uma criança está vivendo uma realidade diferente da nossa, às vezes a gente pode até achar que sabe o que falta a ela, mas é ela quem sabe. Isso também é um exercício de educação, de autonomia”, afirmou.
A primeira-dama também lembrou que a Prefeitura, por meio da Subprefeitura Sé e de diversas secretarias, apoia o projeto há um ano identificando as necessidades de famílias que vivem em habitações coletivas na região do Glicério e realizando ações para melhorar as condições de moradia. “A ideia da São Paulo Carinhosa é que a gente possa justamente integrar nos territórios as diferentes ações do poder público para trazer melhores condições de vida das crianças”, disse.
A diretora da Criacidade, Nayana Bretas, ressaltou a importância da articulação de diversos setores da sociedade com o poder público para desenvolver projetos como o “Escuta Glicério”. “Quando todo mundo se une, a gente consegue fazer muito mais”, afirmou.
A professora Denise Xavier, coordenadora do Programa de Extensão do Centro Universitário Belas Artes, também falou sobre a importância da comunidade na elaboração de propostas. “Nada disso faz sentido se a comunidade não se envolver”, disse.
O estudante Fagner Silva de Oliveira, 11, foi uma das crianças que participou do projeto. A sugestão dele para a praça foi a construção de um “canto para ler”. Quando o projeto da praça for viabilizado, ele espera ter um lugar para brincar, o que hoje ele não tem. “Hoje não dá para brincar na praça porque tem gente morando lá. Mas vai ficar show”, afirmou.
A praça projetada pelas crianças terá um grande brinquedo de borracha, que elas chamaram “geleca”, onde terá escorregadores e espaço para escaladas. O brinquedo “geleca” ficará em dois lados da praça onde o trânsito é mais carregado, contribuindo para a segurança das crianças. Também terá uma arquibancada para apresentações artísticas que poderão ser feitas no centro da praça e aparelhos de ginástica para adultos. A execução do projeto na praça ainda depende de parcerias com a iniciativa privada.
São Paulo Carinhosa
Lançado em agosto de 2013, o programa São Paulo Carinhosa visa articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas por diversas secretarias municipais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos. No total, 14 secretarias estão envolvidas com o projeto.
O programa é composto por um comitê gestor formado por representantes das secretarias municipais de Governo, Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Cultura, Esportes, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Coordenação das Subprefeituras e Serviços.
Além das secretarias, o programa também articula ideias e atividades entre sociedade civil e governos estadual e federal, sempre em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa de Metas do município e o Plano Nacional da Primeira Infância, visando prioritariamente territórios e populações em situação de vulnerabilidade social.
Fotos
Crédito: Cesar Ogata/Secom
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk