Notícia na íntegra

Terça-feira, 18 de Outubro de 2022 | Horário: 15:41
Compartilhe:

Defesa Civil promove primeiro exercício simulado em área de risco na Zona Sul

Ação que será realizada sábado (22), na Comunidade Vila Monumento, no Ipiranga, tem como objetivo capacitar equipes de resposta e preparar os moradores para enfrentar, de forma adequada, situações de emergência

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil – COMDEC promoverá sábado (22) o primeiro Exercício Simulado Incêndio e Evacuação em Área de Risco. A ação será realizada às 9h na Comunidade Vila Monumento, no Ipiranga, Zona Sul.

O objetivo é capacitar as equipes de resposta na execução de ações de emergência e validar o Plano de Contingência. Dessa forma, pode-se avaliar, em tempo real, mecanismos de coordenação interinstitucionais ou intersetoriais para o atendimento de situação de emergência, além de preparar as comunidades para desastres a partir de um cenário de risco.

O simulado contará com a participação de equipes das secretarias municipais de Segurança Urbana (SMSU);  de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Habitação (SEHAB), assim como do SAMU, Cruz Vermelha, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Civil Metropolitana (GCM). A Polícia Militar , a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Sabesp, a Enel e a Comgás também participarão da atividade. O evento contará, ainda, com apoio de entidades como Instituto Embelezze, Premium Auto Shopping, APROM Engenharia Industrial, Raízen Combustíveis, Comgás, Anclivepa e ONGs.

Bombas de fumaça

Durante o exercício, será simulado um incêndio no terceiro pavimento da edificação, com uso de bombas de fumaça e efeitos sonoros. O fogo ocorrerá devido a um curto-circuito em um dos apartamentos do andar. Com o alastramento das chamas e a formação de fumaça, a comunidade se mobilizará para acionar os órgãos competentes.

Sobre a Comunidade Vila Monumento

A Comunidade Vila Monumento fica localizada em um prédio do INSS ocupado pelos moradores. A construção tem uma área aproximada de 606m², com três pavimentos superiores e um térreo. A estrutura abriga 64 famílias, totalizando 161 pessoas. Destas 13 são idosos, há 58 crianças, duas pessoas com deficiência e uma gestante. No terreno, há também 24 animais de estimação (cães, gatos e aves).

 Plano de Contingência

O Plano de Contingência é a primeira etapa de gerenciamento de crise e é realizado ainda em situação de normalidade. Trata-se de um planejamento preventivo, cujo objetivo é minimizar os impactos de uma adversidade inesperada, como o incêndio simulado na Vila Monumento. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio da Lei 12.608/2012, menciona em seu Art.8º que compete aos Municípios “realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”.

Defesa Civil

A Coordenação Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e conta com Divisões Técnicas centralizadas (Prevenção, Operações e Resposta) e 32 Divisões Técnicas distribuídas em cada uma das Subprefeituras da cidade.

A Divisão de Prevenção (DPREV) é responsável pelos mapeamentos de riscos geológicos, hidrológicos e tecnológicos em assentamentos precários na capital, além da realização de ações de mobilização e conscientização desenvolvidas com escolas e lideranças comunitárias.

A Divisão de Operações (DOP) tem como missão receber e organizar as informações sobre a ocorrência de emergências e desastres e, posteriormente, comunicar e solicitar providências aos órgãos competentes. Além disso, a DOP tem a incumbência de auxiliar na providência dos recursos humanos e materiais necessários para o pronto atendimento das emergências.

À Divisão de Resposta (DRESP) cabe planejar e coordenar as ações de atendimento a emergências e desastres, garantir que todas as equipes que atuam no pronto atendimento aos munícipes estejam capacitadas e habilitadas, além de promover e organizar exercícios simulados para aperfeiçoamento da capacidade de resposta da população.

As Divisões de Defesa Civil (DDEC) são responsáveis pelas ações preventivas, operacionais e de resposta no seu território, que tratam, respectivamente, da mobilização e articulação das lideranças comunitárias, da elaboração de Planos de Contingência para preparação às emergências e desastres, e do pronto atendimento aos munícipes.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn