Notícia na íntegra
Em faixa pública, família da Zona Leste expressa gratidão e carinho pelo atendimento recebido na rede municipal de saúde após vencer a Covid-19
Foram 18 dias entre a confirmação de que contraíra o coronavírus e a alta, que em vários momentos Francisco Gomes de Medeiros, colaborador em uma loja, localizada no bairro Brás, na Zona Leste da cidade, e sua família temiam que não chegassem a receber. Aos 56 anos, Francisco enfrentou nesse período a fase mais difícil desde o seu nascimento e temeu pela vida. No hospital, ele apresentou os sintomas com ainda mais intensidade. “Ele teve falta de ar, não conseguia comer, só vomitava e teve febre”, relata Maria José Saturnino da Silva Medeiros, sua esposa.
O cuidado e as intervenções, da UPA ao Hospital Dia Tito Lopes, fizeram Francisco se recuperar, a infecção regrediu e, enfim, a alta. A família de Francisco Gomes de Medeiros ficou tão impressionada com o atendimento, a atenção e o carinho recebido de toda a equipe da rede municipal que decidiu homenagear os profissionais, em geral cobrados pelas perdas ou pelas dificuldades geradas pela grande quantidade de pacientes com Covid-19. Colocaram uma faixa pública, assinada pela família, em frente ao Hospital Dia Tito Lopes, localizado no bairro São Miguel Paulista, na Zona Leste.
“Pensamos em levar bombons para a equipe do Hospital Dia, mas a gente tem que divulgar o que é bom, para incentivar mais as pessoas que passam por ali a fazerem o mesmo”, relata Maria José.
Francisco Gomes de Medeiros contraiu o novo coronavírus em meados de março deste ano. Após 12 dias tratando-se em casa, com o auxílio da esposa aposentada, Maria José Saturnino da Silva Medeiros, 64 anos, teve uma piora no estado de saúde e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Lá na UPA mesmo, ele passou no médico e já ficou internado com oxigênio de tarde, quase ao anoitecer. No outro dia, ele já foi transferido para o Hospital Dia”, conta a aposentada.
Casados há 31 anos, Francisco e Maria José sempre enfrentaram juntos as adversidades. Com Francisco internado no Hospital Dia entre os dias 26 e 31 de março, o casal contou com apoio de toda a equipe de médicos e enfermeiros do local, e recebeu muito conforto e atenção dos profissionais de saúde e da limpeza.
O cuidado recebido no equipamento municipal foi fundamental para a recuperação. “Eles fizeram de tudo por mim. Todo dia, vinha uma equipe com vários profissionais e não era aquele negócio bagunçado, vinham dois médicos, os enfermeiros, cada um com sua prancheta e tudo que eu tomei era anotado, tudo que eu passei também, eu observava cada um deles com gratidão”, relata Francisco.
A esposa de Francisco, Maria José, conta que em muitos momentos, por não poder estar perto do marido, se sentiu angustiada, mas sempre teve a ajuda e a gentileza dos profissionais da saúde do hospital municipal, que davam notícias sobre o estado do esposo. “Quem tem a Covid não pode receber visitas, mas os médicos e enfermeiros de lá foram muito atenciosos comigo, porque eu ia todo dia no portão, para conversar com eles, saber o que estava acontecendo. Eles viram que eu estava angustiada e me ajudaram muito”, disse.
Faixa de agradecimento
Após os dias em casa e os de internação, o senhor Francisco recebeu a notícia de que havia vencido a Covid-19. Ainda assim, a total recuperação tem sido construída diariamente, por meio de exercícios de fisioterapia, consultas e exames. Depois da superação dos momentos mais difíceis, a família Saturnino Medeiros procurou uma maneira de retribuir todo o bem que recebeu daqueles que têm doado seu tempo e sua vida no hospital em prol das outras pessoas.
O atendimento de qualidade e humanizado recebido no Hospital Dia Tito Lopes foram essenciais. Segundo a aposentada, Francisco dizia: “não me leva para outro hospital, me deixa aqui, porque é como se eu estivesse em um hospital particular, eles estão me atendendo muito bem, o que estão fazendo por mim aqui não existe”.
A faixa colocada pela família no portão do hospital foi uma homenagem carinhosa àqueles que cuidaram tão bem de Francisco. Nela estava escrito: “A família Saturnino Medeiros agradece a toda equipe do Hospital Dia, Unidade São Miguel, por toda empatia, cuidado e carinho, não apenas com nosso familiar, mas com todos os pacientes acometidos pela Covid-19. Agradecemos o excelente atendimento desde a equipe da limpeza aos enfermeiros e corpo médico. Deus abençoe o dom e a vida de vocês.”
Maria José conta que a ideia da faixa se tornou a mais interessante para o agradecimento, pois divulgava o excelente trabalho realizado no hospital municipal. O esposo também concordou e a partir disso prestaram a homenagem. “Tenho uma coisa no coração e pensei assim: o que eles fizeram por mim, jamais vou esquecer, então coloquei aquilo ali para as outras pessoas verem e agradecerem a eles também'', finaliza Francisco.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk