Notícia na íntegra
Ensaio de abertura da 1ª Expo Internacional da Consciência Negra saúda a religião africana

A quadra da Escola de Samba Dragões da Real, na Vila Anastácio, Zona Oeste da capital, sediou no início da tarde deste domingo (24) o ensaio da abertura da 1ª Expo Internacional da Consciência Negra. O evento, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, será realizado entre os dias 19 e 22 de novembro no Pavilhão 10 do Anhembi, durante a Semana da Consciência Negra. A entrada será gratuita.
O ensaio da coreografia que dará início à Expo no próximo mês tem como nome “Laroyê, que abram os caminhos”. Saúda o orixá Exú, assim como nos ritos candomblecistas, e foi prestigiado pela secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy.
“A dança é totalmente ligada ao universo da inclusão. Conta com gordos, gordas, magros, cadeirantes, gays, lésbicas. É uma coreografia muito bem-pensada”, afirmou.
Marta Suplicy destacou que a Expo Internacional da Consciência será uma narrativa diferente da que todos estão acostumados a ver nos vídeos escolares.
“Mas, ao mesmo tempo, é escrita pelo povo negro. As alamedas são temáticas, são sobre a saúde da mulher negra, a cultura negra. Será algo muito bonito e de aprendizagem, também”, disse.
A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, que também presenciou o ensaio, afirmou que a realização da Expo fará com que São Paulo avance em uma pauta muito importante: torná-la uma cidade antirracista. ´
“Por isso quero convidar toda a população. Brancos, pretos, amarelos, indígenas, gordos, magros, enfim, toda a população para participar da nossa expo. É um movimento de todos nós”, declarou.
Educar, sensibilizar e transformar
A coordenadora do programa São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural e curadora da 1ª Expo da Consciência Negra, Adriana Vasconcellos, assistiu à dança ao lado das secretárias municipais. Ela ressaltou que o ensaio traduziu a proposta da Expo: educar, sensibilizar e transformar, a partir de uma nova narrativa.
“Queremos trazer mais pessoas para participar da luta contra o racismo. Será uma conquista para a humanidade. Esse ensaio quer dizer que estamos no caminho certo”, disse.
De acordo com a curadora da mostra, a Expo marcará a Semana da Consciência Negra porque será um evento inédito.
“Será emocionante. E só podemos combater o racismo estrutural a partir da partir da Educação porque foi um dos pilares que perpetuou esse comportamento. Então, a partir de agora, será um instrumento para transformar e tornar o mundo um lugar p as pessoas.
A dança conta com a performance de 27 bailarinos negros com biotipos diferentes, orientações sexuais diferentes e cadeirantes, Todos coordenados pelo coreógrafo Carllos Alves, de 28 anos.
Sobre a Expo
A Expo Internacional da Consciência Negra será o primeiro evento presencial de grande porte desde o início da pandemia na cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais é receber 5 mil visitantes diariamente. Todos os protocolos sanitários serão respeitados.
A mostra, ação concebida dentro da política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, é uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação, para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo estrutural. A montagem é produzida pela São Paulo Turismo (SpTuris) e sua proposta é discutir as raízes e permanências desse tipo de preconceito. O objetivo é que passe a acontecer permanentemente nos próximos anos, integrando o calendário oficial de eventos da cidade.
Para Marta Suplicy, a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra dará visibilidade à pauta antirracista desenvolvida na capital.
“São Paulo tem de dar o exemplo para o país e para outras cidades do mundo pois, sendo baluarte dessa luta, deixará um real legado às futuras gerações, para que vivam com mais respeito à diversidade.
Além da exposição, a Expo trará especialistas e autoridades do Brasil e de outros países em debates sobre diversos âmbitos do racismo estrutural.
Serviço:
1ª Expo Internacional da Consciência Negra
Dias: 19 de novembro (autoridades e imprensa); 20 e 21 (público); 22 (exclusivo para visitações escolares).
Endereço: Pavilhão 10 do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana Zona Norte)
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

